20121023 – Balanço do Campeonato da Europa 2012

Balanço do Campeonato da Europa 2012

·         Melhor participação feminina de sempre

·         João Monteiro nos quartos de final

·         Dupla Apolónia/Monteiro nos quartos de final

 

Lisboa, Portugal, 23 de outubro de 2012 – A Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM), a associação sem fins lucrativos que promove, regulamenta e dirige a modalidade de Ténis de Mesa a nível nacional e que representa o Ténis de Mesa português junto das organizações desportivas internacionais, faz hoje o balanço do Campeonato da Europa 2012 de seniores, que decoreeu entre 17 e 21 de Outubro em Herning, Dinamarca.

Globalmente, os atletas portugueses tiveram prestações notáveis que em muitos casos foram para além das expetativas. A participação feminina foi a melhor de sempre, com destaque para a entrada da Lei Huang Mendes no mapa final. Destaque igualmente para as vitórias de Cátia Martins frente a Anais Leveque (FRA) e Ana Neves diante da romena Andrada Vincze, atletas com ranking muito acima das atletas portuguesas. Ana Neves jogou o play-off de apuramento para o mapa final, fruto do positivo 2ºlugar no grupo. Em femininos, obtiveram-se 6 vitórias e 5 derrotas nos jogos de singulares.

Em pares, ambas as duplas portuguesas classificaram-se na 2ª posição, sendo que nenhuma delas foi uma das 5 sorteadas (de onze) para o mapa final (lucky loosers). Portugal obteve 3 vitórias e 2 derrotas na competição de pares.

Nos masculinos, o destaque vai para as prestações de João Monteiro na competição de singulares e da dupla Tiago Apolónia/João Monteiro em pares, tendo em ambos os casos atingido os quartos de final.

João Monteiro eliminou o alemão Christian Suss (nº13 europeu) e o sueco Jens Lundqvist (nº23 europeu) tendo sido batido pelo romeno Adrian Crisan (nº 5 europeu). Na competição de pares, a dupla Tiago Apolónia/João Monteiro foi eliminada nos quartos de final por Dimitrij Ovtcharov/Vladimir Samsonov (nºs 2 e 3 europeus, respetivamente).

Tiago Viegas, Vice-presidente da FPTM para as seleções nacionais, comentou: “Contínuamos a ter expetativas elevadas nos seniores masculinos, motivadas pela qualidade dos nossos atletas. Embora o objetivo da conquista de medalhas na competição masculina não tenha sido atingido, os nossos jogadores bateram-se contra outros jogadores europeus de topo, tendo chegado aos quartos de final, o que em si é muito bom. A prestação feminina foi a melhor de sempre, com uma jogadora no mapa final de 64 em singulares e vitórias que muitos considerariam impossíveis em pares.”

Pedro Miguel Moura, Presidente da FPTM, comentou: “Estamos muito orgulhosos da prestação dos jogadores portugueses que esteve ao nível dos melhores europeus. Estivemos muito perto de conseguir medalhas nos masculinos e em femininos estamos a evoluir rapidamente no sentido de termos jogadoras cada vez melhores. O nosso esforço enquanto Federação é dar a estes jogadores o apoio necessário para que continuem a representar Portugal com esta qualidade e a deixar-nos orgulhosos.”