Ucrânia e Eslováquia são os adversários

 

O sorteio desta tarde, em Gondomar, ditou que a Seleção de Portugal Masculina irá defrontar a Seleção da Ucrânia, na próxima quinta-feira (23/01/2020), pelas 19.00 horas, enquanto a Seleção Feminina enfrenta a Eslováquia (quarta-feira, 17h00), nas meias-finais da prova de qualificação olímpica – World Team Qualification Tournament –, que irá ter lugar no Multiusos de Gondomar, entre os dias 22 e 26 de janeiro.
A equipa masculina ficou isenta na 1.ª eliminatória e tem como adversário, na quinta-feira, a Ucrânia (que também ficou isenta), equipa constituída pelos jogadores Kou Lei (n.º 58 do ranking mundial), Yaroslav Zhmudenko (158), Yevhen Pryshchepa (145) e Viktor Yefimov (323). Portugal é a 12.ª equipa do ranking mundial e a Ucrânia a 26.ª.
Em caso de vitória, Portugal vai defrontar na sexta-feira às 19h00, o vencedor do encontro entre a Bélgica (isenta na 1.ª eliminatória) e a Malásia ou Itália.
A Seleção Nacional Feminina (18.ª da lista mundial) tem como adversário a Eslováquia (34.ª), equipa formada pelas atletas Barbora Balazova (n.º 54), Tatiana Kukulkova (133), Nikoleta Puchovanova (253) e Eva Jurkova (234).
Se vencer, Portugal defronta na sexta-feira às 16h00, o vencedor do encontro entre a Croácia e a Hungria.
Todos os jogos de Portugal terão transmissão em direto no canal Sport TV.

 

Francisco Santos: “Contamos com o apoio dos nossos adeptos”
O treinador da Seleção Nacional masculina, Francisco Santos, considera que “em teoria o sorteio não foi mau para nós, evitámos algumas potências. Mas a Ucrânia tem um chinês naturalizado, Kou Lei, que é um dos melhores atletas da Europa e já jogámos uma vez com eles em Viseu, numa qualificação para um Campeonato da Europa, e tivemos dois encontros muito difíceis. A Bélgica é uma potência do ténis de mesa europeu. Há uns dias o melhor jogador belga – Cedric Nuytinck – venceu o Marcos Freitas, num encontro da Liga dos Campeões. O par joga junto desde as camadas jovens. E a Itália tem jogadores muito experientes.”
O responsável técnico apelou ao apoio do público. “Contamos com o apoio dos nossos adeptos para nos ajudarem, porque estes atletas merecem ser acarinhados no país deles e ser empurrados para a vitória. O fator casa vai ser muito importante e gostaríamos muito que as pessoas enchessem o pavilhão.”

 

Xie Juan: “Apoio do público dá-nos muita força”
A treinadora da equipa feminina, Xie Juan, afirmou que “o encontro com a Eslováquia não vai ser fácil. Temos de jogar bem e lutar ponto a ponto. Mas acredito que se estivermos ao nosso nível vamos vencer o encontro. No jogo entre a Croácia e a Hungria qualquer das equipas pode ganhar.”
Xie Juan salientou que “o apoio do público ajuda muito e dá-nos muita força.”

Página do Evento