TORNEIO DE QUALIFICAÇÃO OLÍMPICA

Irá decorrer entre 12 e 16 de Abril próximo em Halmstad na Suécia, o Torneio de Qualificação Europeia para os Jogos Olímpicos 2016 que se realizarão no Rio de Janeiro. Esta prova, apesar de não ser decisiva para definição dos atletas que irão representar Portugal nesta competição, porque outros critérios também se aplicam, tem a particularidade de quem nela não participar ficar desde logo inibido de competir no evento de singulares dos JO 2016, onde cada país somente poderá inscrever 2 (dois) atletas. 
Acresce que, tendo o coeficiente máximo (R1) na pontuação para o ranking mundial, esta competição tem grande importância na procura de dois ambiciosos objectivos das selecções nacionais masculina e feminina.
1) A Selecção nacional masculina procura somar pontos que lhe permitam ser cabeça de série na competição de equipas dos Jogos Olímpicos.
2) A Selecção feminina procura somar pontos que lhe permitam participar na competição de equipas dos Jogos Olímpicos.
O ranking olímpico de equipas poderá ser consultados em:http://ittf.com/ittf_ranking/olympic_teams_ranking/
E os processos de qualificação em: http://ittf.com/World_Events/…/Regulations/Rio2016_QS_EN.pdf
Assim, após analise interna dos objectivos traçados, do regulamento do ranking mundial, do modelo de competição deste Torneio de Qualificação Europeia para os Jogos Olímpicos 2016 e ainda do ambiente competitivo que irá ser encontrado durante o mesmo, a FPTM decidiu convocar para esta prova 3 (três) atletas masculinos e 2 (dois) atletas femininos com melhor ranking mundial e ainda 4 (quatro) treinadores e 1 (um fisioterapeuta) para acompanhamento dos atletas nos objectivos definidos para cada uma das equipas.
Devido a um impedimento físico do atleta português João Monteiro, a FPTM decidiu que a convocatória do 4º (quarto) português do ranking mundial João Geraldo, lhe iria proporcionar uma nova experiencia no seu crescimento desportivo, valorizando a sua carreira e indo simultaneamente ao encontro dos objectivos principais traçados para esta competição.

Assim foram convocados os seguintes atletas e treinadores:
ATLETAS:
FU YU
SHAO JIENI
MARCOS FREITAS,
TIAGO APOLÓNIA
JOÃO GERALDO

TREINADORES:
ANTÓNIO FERNANDES
MÁRIO PEDRO COUTO
KONG GUOPING
RICARDO OLIVEIRA
O comitiva integra ainda o fisioterapeuta André Costa e será chefiada pelo presidente da FPTM Pedro Moura.