Shao Jieni isenta na 1.º eliminatória da qualificação olímpica

 

Shao Jieni ficou isenta na 1.ª eliminatória da segunda fase da prova de Qualificação Olímpica Individual Europeia que está a ter lugar no Multiusos de Guimarães e vai jogar na 2.ª ronda com a vencedora do encontro entre a búlgara Polina Trifonova e a croata Mateja Jeger, que se realiza esta quinta-feira às 19h50.
A internacional portuguesa (n.º 63 do ranking mundial) vai estrear-se na competição na sexta-feira às 11h50.
Polina Trifonova (n.º 408) ficou em 2.º lugar no grupo H da 1.ª fase, com duas vitórias, frente à britânica Tin-Tin Ho (4-0) e à eslovena Ana Tofant (4-1), e uma derrota por 2-4 perante a servia Sabina Surjan.
Mateja Jeger (n.º 119), da Croácia, venceu o grupo F, com três triunfos, perante a servia Izabela Lupulesku (4-2), a finlandesa Anna Kirichenko (4-1) e a dinamarquesa Mie Skov (4-3).
A segunda fase começa na tarde desta quinta-feira e termina na manhã de sábado e é disputada em sistema de eliminatórias. Os dois finalistas ficam apurados para Tóquio (o jogo final não se realiza).
Os restantes 22 atletas da segunda fase continuam para a fase 3, também disputada em sistema de eliminatórias. Os dois finalistas ficam apurados para Tóquio (o jogo final não se realiza). Na competição masculina realiza-se um encontro entre atletas que perderam as meias-finais e o vencedor também fica qualificado para Tóquio.
A qualificação olímpica feminina vai apurar quatro atletas para Tóquio 2020 e a masculina cinco jogadores.
Portugal já garantiu a presença nos Jogos Olímpicos da equipa masculina, o que atribui automaticamente a qualificação de dois atletas masculinos. Fu Yu está apurada por ter vencido a prova de Singulares dos Jogos Europeus de Minsk 2019.