Selecção Nacional masculina volta a encantar portugueses

Brilhante, perfeita, segura, justa, empolgante, inesquecível, fantástica: são algumas palavras que definem a vitória de Portugal diante da Espanha por 3-0 na noite de hoje, no Centro de Alto Rendimento de Badminton, nas Caldas da Rainha.

À procura da 3ªvitória em outras tantas partidas, Portugal iniciou a partida pela raquete de Marcos Freitas que superou o sólido Carlos Machado por 3-1 (7 -10 5 5), numa exibição de grande qualidade. Depois da estrondosa vitória diante do nº8 Mundial, Chih-Yuan Chuang, o atleta madeirense deu continuidade ao bom momento que vem atravessando.

João Monteiro defrontava o atleta de origem asiática He Zhe Wen na segunda partida. Começou melhor o português ao vencer o primeiro set de uma forma clara (11-6), deixando escapar o segundo por 11-8. No terceiro set deu-se um dos momentos cruciais da partida. João entrava a perder por 0-4 e parecia estar longe da conquistar a 3ªpartida. Demonstrando todo o carácter e determinação que o caracterizam, o português operou uma reviravolta notável, o que lhe valeu um triunfo por 11-8. A quarta partida trouxe um João Monteiro (ainda mais) brilhante, fechando o parcial por 11-7. Portugal cimentava a vantagem e colocava na raquete de Tiago Apolónia a possibilidade de fechar o encontro a favor de Portugal!

Na terceira partida, Tiago teve um osso bem duro de roer: o caneteiro Jesus Cantero. O primeiro set foi dominado pelo atleta luso, que depois de despediçar duas bolas de set (10-8 10-9) viria a fechar por 12-10. Porém, o jogador espanhol viria a operar uma reviravolta para 2-1 (11-4 11-9), colocando o vencedor do Protour da Austria 2010 “encostado às cordas”. Com uma entrada fortíssima no quarto set, Tiago Apolónia construiu uma vantagem (aparentemente) confortável. Puro engano. Num ápice, um inspiradíssimo Jesus Cantero empatava a 9 pontos e colocava uma pressão enorme no português. Tiago ripostou com duas jogadas demonstrativas da sua fibra de campeão e fechou por 11-9, empatando a partida. No quinto set, Tiago voltou a entrar com um resultado favorável, desta feita (ainda) com mais qualidade que no set anterior, culminando com uma vitória por 11-4. Estava definitivamente instalada a festa!

Portugal juntou-se à Alemanha no comando da classificação do Grupo A com 3J/3V, sendo que a 29 de Janeiro de 2013 está marcado o duelo de líderes. A França segue na 3ªposição com 3J/2V.

Um agradecimento muito especial aos muitos adeptos que se deslocaram às Caldas da Rainha. O brilho nos olhos dos atletas portugueses nos jogos realizados no nosso país espelham bem o quanto é especial jogar junto dos Portugueses!