Seleção recebeu prémios de Mérito Desportivo

A Seleção Nacional de Ténis de Mesa que conquistou a medalha de bronze no Campeonato da Europa 2011 em Gdansk recebeu segunda-feira os Prémios de Obtenção de Resultados de Mérito Desportivo.
Os jogadores André Silva, Énio Mendes e João Monteiro estiveram presentes na cerimónia, presidida pelo secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Miguel Mestre e que teve lugar no auditório do Centro de Medicina Desportiva de Lisboa, no Estádio Universitário. Marcos Freitas, Tiago Apolónia e o treinador Ricardo Faria não puderam comparecer por não se encontrarem em Lisboa.
Os prémios foram entregues pelo presidente da Federação, Pedro Miguel Moura, e pelo presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha.

Pedro Miguel Moura: “Primeiro grande momento de visibilidade”
O presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa considera que “o resultado obtido em Outubro de terá sido o primeiro grande momento de visibilidade que estes jogadores e que esta Seleção teve junto do público português. Na altura fomos eliminados na meia-final pela Seleção da Alemanha, acabámos por ser traídos pelo sorteio, porque depois de termos ganho o grupo defrontámos nos quartos-de-final a seleção alemã, que é indiscutivelmente a mais forte. Mas a nível sénior terá sido o primeiro grande momento de afirmação destes jogadores, como equipa e como resultado coletivo. “
Em Outubro deste ano a Seleção vai disputar o Europeu, na Áustria, e Pedro Miguel Moura adianta que “os objetivos são normalmente delineados pelos treinadores e pelos jogadores. Nós gostaríamos de apostar em melhorar este resultado, mas ainda falta muito tempo até Outubro. De momento, tudo o que a Seleção tem feito roça a perfeição. Estamos apurados, estamos nos quartos-de-final, estamos a uma vitória de uma medalha, a duas de melhorar a classificação de há dois anos e neste momento o grande desejo é que a equipa consiga apresentar-se compacta, bem preparada, física, técnica e taticamente quando chegar a altura das grandes decisões.”

João Pedro Monteiro: “Esperamos que esta onda continue”
João Pedro Monteiro afirmou que “estamos contentes com o reconhecimento do Estado e com uma motivação extra para nós, mas estamos todos muito contentes principalmente com o 3.º lugar no Campeonato da Europa. E esperamos que este ano possamos igualar ou melhorar esta classificação.”
Para o jogador, “a medalha no Europeu e o 5.º lugar nos Jogos Olímpicos deram um pouco mais de visibilidade em termos de Comunicação Social. As pessoas começaram a conhecer um pouco mais a realidade do ténis de mesa português e estamos contentes porque já vemos mais notícias nos jornais e na televisão. Esperamos que esta onda continue e que o ténis de mesa ainda possa crescer muito mais, porque é uma modalidade que dá bastante ao país.”

André Silva: “Sinto muito orgulho de ter feito parte desta equipa”
Este tipo de prémios são importantes porque ajudam na nossa preparação, mas mais importante foi o feito. Foi a primeira vez e sinto muito orgulho de ter feito parte desta equipa e foi uma forma de mostrar aos portugueses que o ténis de mesa tem evoluído bastante e que pode lutar por medalhas em competições internacionais.”
Na Áustria, “era importante pelo menos igualar este resultado e se possível melhorá-lo. Sabemos que é extremamente complicado, mas é um objetivo que temos e é possível concretizá-lo.”

Énio Mendes: “Um momento histórico”
Énio Mendes considera que “esta medalha foi muito importante, não só a nível individual, mas como modalidade. Foi um momento histórico e será sempre um motivo de orgulho para mim e algo que irei recordar toda a vida.”
Para o Europeu deste ano, o objetivo é “tentar fazer igual ou melhorar o resultado e se o fizermos é excelente.”