Seleção feminina perde na Turquia

A Seleção feminina perdeu hoje por 1-3 com a Turquia, na 5.ª e última jornada da Qualificação para o Campeonato da Europa de Equipas Seniores e terminou  em Istambul a participação com sete pontos, correspondentes às vitórias sobre a Eslováquia (3-1) e Estónia (3-0) e às derrotas frente ao Luxemburgo (2-3), Bulgária (2-3) e Turquia (1-3). 
A Turquia venceu o grupo, contabilizando vitórias nos cinco jogos.
O treinador responsável, António Fernandes, explicou que “tal como prevíamos, o jogo foi muito complicado. A jogadora turca de origem asiática é muito forte e a Cátia Martins perdeu o primeiro jogo com ela, tal como estávamos à espera. A Cátia jogou bem, deu réplica, mas não foi suficiente. No segundo jogo, a Ana Neves venceu e no terceiro a Rita Fins entrou bem na partida, mas a turca conseguiu recuperar. E no quarto jogo, a atleta de origem asiática voltou a ser mais forte.”
O treinador considera que “a nossa equipa é muito jovem, não está habituada a disputar jogos com pressão mais elevada, e isso notou-se nas partidas com o Luxemburgo e a Bulgária, em que perdemos por 2-3. Ao longo da Qualificação a equipa ganhou experiência e isso vai ser importante no futuro.”
Tiago Viegas, vice-presidente para as Seleções Nacionais, referiu que “o jogo na Turquia foi equilibrado, como se esperava. A qualidade da atleta de origem asiática, Hu Melek, tirou-nos qualquer margem de erro nos jogos onde não era interveniente, colocando uma enorme pressão às nossas atletas. Quero sublinhar a prestação da jovem Rita Fins, que cedeu por um tangencial 2-3, resistindo a match points no terceiro set, operando uma reviravolta de 0-5 no quarto set – uma forma de lutar e reagir à adversidade fantástica para uma atleta de 15 anos.”

Turquia, 3 – Portugal, 1
Melek Hu – Cátia Martins 3-0 (11-2, 11-6, 11-7)
İpek Karahan – Ana Neves 0-3 (8-11, 9-11, 6-11)
Sanem Şahin – Rita Fins 3-2 (12-10, 11-4, 11-13, 7-11, 11-6)
Melek Hu – Ana Neves 3-0 (11-6, 11-2, 11-3)