Portugal nos quartos de final do Europeu!

A Seleção Nacional masculina está apurada para os quartos de final do Campeonato da Europa de Equipas TMS Lisboa 2014, fase em que vai defrontar a Rússia (18h00 de sexta-feira).

Portugal precisava apenas de conquistar um parcial para garantir a qualificação, em virtude do número de sets entre as equipas de Portugal, Hungria e Áustria, dado que todas terminaram com dois pontos. 

A equipa não começou bem, com Marcos Freitas a perder por 1-3 com Robert Gardos. Tiago Apolónia também não conseguiu ultrapassar Daniel Habesohn (2-3). Tudo ficou a depender de João Monteiro: uma vitória assegurava a passagem aos quartos de final e uma derrota implicava que a equipa ficava relegada para a disputa das posições 9 a 16. O numeroso público presente no MeoArena nunca parou de apoiar a equipa com grande entusiasmo.

João Monteiro perdeu o primeiro jogo, conseguiu empatar e virar o resultado. No quarto set, quando o resultado estava em 9-10, uma decisão do árbitro foi fortemente assobiada pelo público, por considerar que a bola tinha tocado na mesa, o que implicou o 9-11 e empate na partida. No derradeiro set, João Monteiro entrou muito bem, esteve sempre em larga vantagem e acabou por ganhar, o que provocou uma enorme explosão de alegria no recinto.

Com o principal objectivo atingido, o treinador Pedro Rufino promoveu a estreia do jovem João Geraldo, de 19 anos, que ganhou um set ao experiente Daniel Habesohn.

A Rússia foi 1.ª classificada no Grupo D, tendo vencido a Croácia (3-2), Roménia (3-2) e República Checa (3-0).

Nos outros jogos, a Alemanha vai jogar com a França,  a Croácia com a Bielorrússia e a Suécia com a Espanha.

No sector feminino, Portugal vai jogar com o Luxemburgo para as posições 9-16 (10h00).

 

Marcos Freitas: “Queremos chegar à final”

Marcos Freitas realçou que “conseguimos passar o grupo, que era o nosso primeiro objetivo. Tínhamos o grupo mais forte, Entre as quatro equipas estavam as três melhores da Europa e passavam apenas duas. Conseguimos o apuramento e amanhã é um novo dia. Agora temos de ganhar o jogo de amanhã.”

O olímpico luso reconheceu que “a pressão foi muita. Antes do jogo estávamos em vantagem, porque a Áustria não tinha ganho nenhum jogo e de repente tudo mudou. Eu perdi o primeiro jogo, o Tiago perdeu o segundo, e finalmente o João conseguiu ganhar o terceiro jogo e garantir o nosso apuramento.”

Marcos Freitas revelou a ambição da equipa: ”Somos a segunda melhor equipa europeia e não é sonhar muito alto se disser que queremos chegar à final.”

 

Alemanha, 3 –  Portugal, 1

Marcos Freitas – Robert Gardos 1-3 (6-11, 7-11, 12-10, 6-11)

Tiago Apolónia – Daniel Habesohn 2-3 (9-11, 11-6, 11-8, 8-11, 7-11)

João Monteiro – Weixing Chen 3-2 (8-11, 11-9, 11-4, 9-11, 11-4)
João Geraldo – Daniel Habesohn 1-3 (7-11, 11-9, 5-11, 9-11)