Portugal é vice-campeão da Europa

A Seleção Nacional masculina é vice-campeã europeia de equipas, o segundo melhor resultado de sempre do Ténis de Mesa português, alcançado este domingo no Pavilhão d’Coque, no Luxemburgo.

Portugal perdeu por 0-3 com a Alemanha na final, no término de um Campeonato em que os jogadores portugueses tiveram um desempenho brilhante.  

A equipa apenas perdeu com os germânicos, medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, tendo vencido a França (3-2), Croácia (3-1), Eslováquia (3-1), Áustria (3-2) e Eslovénia (3-0).

A Seleção alemã tem dois jogadores do Top 10 mundial – Dimitrij Ovtcharov (n.º 4) e Timo Boll (n.º 6) – e jogou ainda com Patrick Franziska (n.º 53).

Portugal apenas por uma vez tinha chegado à final do Campeonato da Europa de equipas, quando venceu em Lisboa 2014, frente à equipa germânica.

Os jogadores João Geraldo, João Monteiro, Marcos Freitas e Tiago Apolónia vão participar no Open da Áustria, que tem início na terça-feira e seguem diretamente para o território austríaco. Apenas Diogo Carvalho, e as jogadoras Cátia Martins, Fu Yu, Leila Oliveira e Jieni Shao regressam a Portugal, chegando ao Porto às 18h00 de segunda-feira.

 

Pedro Moura: “Mais uma semana espetacular do Ténis de Mesa”

O presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Pedro Miguel Moura, afirmou no final do Europeu que “esta foi mais uma semana espetacular do Ténis de Mesa de Portugal, durante a qual os objetivos principais foram cumpridos. A equipa feminina atingiu os quartos de final e a  equipa masculina chegou à final. Hoje estamos todos um pouco triste, mas daqui a uns dias esta semana será recordada com orgulho e pelas melhores razões”.

 

Resultado – Final

Alemanha, 3 – Portugal, 0 

Timo Boll, 3 – Marcos Freitas, 2 (9-11, 11-7, 13-15, 11-5, 12-10)

Dimitrij Ovtcharov, 3 – Tiago Apolónia, 0 (11-6, 11-7, 11-9)

Patrick Franziska, 3 – João Monteiro, 1 (10-12, 11-6, 11-9, 11-5)