Portugal defronta amanhã a Suécia

Portugal vai disputar amanhã em Norrköping, na Suécia, a 5.ª e última jornada da Qualificação para o Campeonato da Europa de Equipas Seniores Masculinas, competição em que já assegurou o 1.º lugar no grupo e a entrada direta nos quartos-de-final.
O jogo tem início marcado para as 17h30 (hora em Portugal continental) e Portugal vai estar representado por André Silva (Sporting), João Geraldo (Mirandela), Diogo Chen (Sporting) e Jorge Costa (Guilhabreu).
A Seleção nacional soma oito pontos, correspondentes às vitórias frente à França (3-1), Sérvia (3-1), Espanha (3-0) e Alemanha (3-1). O Campeonato da Europa disputa-se em Schwechat, na Áustria, entre os dias 4 e 13 de outubro deste ano.
Para o jogo com a Suécia, o treinador responsável, Pedro Rufino, considera que “vamos apresentar uma equipa muito jovem e temos total consciência das dificuldades que vamos encontrar no jogo contra a Suécia.” O técnico acrescenta que “o nosso objetivo para esta fase de qualificação foi plenamente alcançado e é hora de dar mais experiência à nossa equipa júnior que, num futuro pouco distante, deve ambicionar fazer parte da Seleção A de Portugal.”
André Silva é o único jogador sénior da equipa e afirma que “vai ser um jogo complicado, dado que não vamos levar nenhum dos nossos três jogadores principais. Contudo, o nosso objetivo já foi cumprido, por isso vamos dar o máximo e vamos ver como corre.” Em relação ao facto de estar acompanhado de três juniores, o internacional português considera que “são jogadores que têm vindo a integrar a Seleção Nacional sénior e vai ser uma boa oportunidade para eles, para se mostrarem e para ganharem experiência.”
Jorge Costa começa por afirmar que “a vitória não vai ser fácil, mas o que pretendemos é ganhar experiência. Para um atleta júnior estar a participar na Qualificação para o Campeonato da Europa é muito importante, porque antes de fazermos parte do escalão já estamos a jogar com jogadores seniores e isso é bom para evoluirmos.”
O jogador considera que “na competição a nível sénior os jogadores têm muito mais experiência, as atitudes deles perante o jogo são muito diferente das dos juniores, que têm menos cabeça.”
João Geraldo tem como objetivo “dar o meu melhor e conseguir representar bem Portugal. A presença na Qualificação é um sinal de reconhecimento do trabalho que tenho feito e uma oportunidade que a equipa júnior tem para mostrar o seu valor.”
Diogo Chen, de 16 anos, é o mais novo da equipa e acredita num bom resultado em terras nórdicas: ”temos uma equipa que ainda está em formação, mas espero ganhar. É um orgulho representar Portugal.”

Resultados em Direto