Ouro e Prata nos Jogos da Lusofonia

André Silva e Diogo Silva conquistaram a Medalha de Ouro na prova de Pares Masculinos nos 3ºs Jogos da Lusofonia, ao vencerem na final frente a Jorge Costa e Diniz Cunha por 3-1 (11-7, 9-11, 11-4 e 11-5).

Com estas duas medalhas sobe para três o número de troféus conquistados pelo ténis de mesa, depois da Prata obtida pela equipa masculina.

“Encontramo-nos atualmente a jogar no mesmo clube o que acabou por ser uma vantagem para nós. Quando conhecemos os adversários, eu e o Diogo estabelecemos como objetivo ganhar o torneio pelo que estamos bastante satisfeitos”, disse André Silva. “Depois da competição das equipas estava desejoso de ouvir tocar o hino nacional no lugar mais alto do pódio”, acrescento o seu companheiro Diogo Silva.

Jorge Costa e Diniz Cunha não esconderam alguma desilusão, mas simultaneamente manifestaram contentamento pelo resultado alcançado. “Tendo sido a primeira competição em que participamos como par, foi um excelente resultado, mas custa sempre defrontar colegas de seleção. No entanto, conseguimos a Prata, o que nos deixa de alguma forma contentes”, referiram no final da prova.

Em Pares femininos começou hoje a participação nacional, com as duas duplas a conseguirem apurar-se para as meias-finais, com duas vitórias por 3-0. Raquel Andrade e Patrícia Maciel sobre uma dupla de Angola, e Marta Santos e Joana Mota sobre uma equipa da Índia. Amanhã a prova chegará ao seu final, com Portugal com a certeza de que ganhará, pelo menos, mais uma medalha. As duas duplas irão defrontar equipas da Índia.

Em singulares femininos, Raquel Andrade falhou o pódio ao somar duas derrotas esta quarta-feira, ambas por 0-4, primeiro nas meias-finais e depois no jogo de atribuição do 3º e 4º lugares, contra mesatenistas indianas.

Em Singulares masculinos, realizaram-se hoje os quartos-de-final, com dois dos quatro atletas nacionais a seguirem em frente. André Silva, que bateu um macaense por 4-0, e Diogo Silva, que venceu um jogador da Índia por 4-3, estarão amanhã a lutar pelo acesso à final, ambos contra atletas da Índia, sendo certo que também nesta prova pelo menos uma medalha está assegurada. Diogo Pinho, que perdeu 1-4 frente a um atleta da Índia, e Jorge Costa, por igual resultado, também frente a um atleta do país organizador, foram eliminados nos quartos-de-final.

Por fim, em Pares Mistos, Portugal tem uma dupla na final. Diogo Silva e Joana Mota venceram por 3-1 nas meias-finais a outra dupla nacional que atingiu esta fase da prova, composta por André Silva e Patrícia Maciel. Na final irão defrontar uma equipa da casa, assim como o par nacional que lutará pelo bronze. Antes, nos quartos-de-final, ficaram pelo caminho as duplas Diogo Pinho/Joana Fins e Jorge Costa/Marta Santos.

Amanhã será assim um dia de jogos decisivos, uma vez que será o último da modalidade em Goa. 

Foto: COP