Oito pódios no Open de Portugal de Jovens

O Open de Portugal de Jovens terminou este domingo no Centro de Alto Rendimento em Vila Nova de Gaia com Portugal a conquistar oito pódios (quatro em Equipas e quatro em Singulares), correspondentes a quatro medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. 

António Malheiro e Patrícia Maciel obtiveram no domingo a medalha de ouro na prova destinada aos juniores.

Em juniores masculinos, António Malheiro foi mais forte que o gaulês Antoine Doyen, jogador que também disputou a final de cadetes. O internacional português ganhou por 3-1 (5-11, 11-9, 7-11, 7-11). Jorge Costa e Luka Mladenovic (Luxemburgo) terminaram na 3.ª posição.

Na prova de juniores femininos, Patrícia Maciel suplantou a espanhola Claudia Caymel na final, ao vencer por 3-1 (11-7, 10-12, 11-9 e 11-6). O terceiro lugar do pódio foi ocupado por Rita Fins  e pela holandesa Angelique Gertenbach.

O pódio da categoria de cadetes masculinos foi completamente dominado pela França. Bital Hamache alcançou o troféu máximo ao vencer Antoine Doyen por 3-1 (13-15, 11-8, 11-8 e 11-8) e no 3.º posto ficaram Jules Cavaille e Guillaume Alcayde.

No escalão de cadetes femininos, a holandesa Vera Van Boheemen conquistou o torneio ao bater a espanhola Ana Garcia por 3-0 (11-2, 11-7 e 11-5). O 3.º lugar foi repartido entre Felicia Faas (Holanda) e Sarah Meyer (Luxemburgo).

Na competição por Equipas, Portugal conquistou quatro pódios. Em juniores masculinos, a equipa mista de Luxemburgo/Angola alcançou o 1.º posto, ao bater Portugal “A” (António Malheiro, Paulo Silva e João Reis) por 3-1, enquanto o Japão obteve a 3.ª posição.

A equipa de Portugal “B”, constituída por Raquel Andrade, Sara Nunes e Joana Fins terminou em 1.º na competição de juniores femininos, a formação de Portugal A, composta por Rita Fins, Patrícia Maciel e Marta Santos em 2.º e a Espanha “A” em 3.º.

A equipa “A” de cadetes femininos, formada por Rita Varejão e Raquel Martins, subiu ao lugar mais alto do pódio depois de vencer a Espanha “A” por 3-1. A Holanda terminou na 3.ª posição.

Em cadetes masculinos, a França “B” terminou em 1.º, com o 2.º lugar a ser conquistado pela equipa “A” do mesmo país e o 3.º posto a ficar entregue à formação do Luxemburgo “A”. 

A competição contou para o ranking mundial da ITTF e incluiu competições de equipas e singulares, com a participação de 112 atletas de oito países (Portugal, Angola, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Japão e Luxemburgo).

 

Resultados Finais de Singulares

 

Resultados Finais Equipas