Mundial de Paris começa segunda-feira

Portugal vai participar a partir de segunda-feira na 52.ª edição do Campeonato do Mundo Individual, que terá lugar no Palais Omnisport de Paris Bercy – POPB, com uma Seleção Nacional composta por sete jogadores (quatro masculinos e três femininos).
A Seleção Nacional é formada por Ana Cristina Neves (Independente), Ana Lúcia Silva (S.R. Toledos), André Silva (Sporting CP), Cátia Martins (Ala Nun’Álvares), João Monteiro (FC Saarbrücken TT/Alemanha), Marcos Freitas (Pontoise-Cergy /França) e Tiago Apolónia (TTF Liebherr Ochsenhausen/Alemanha).
A equipa técnica é constituída por António Jorge Fernandes (CSD Câmara de Lobos) e Pedro Rufino (A. A. A. Guilhabreu).
Estão presentes no Mundial  472 jogadores e 373 jogadoras de 129 países, número recorde em Campeonatos do Mundo de Ténis de Mesa.
Portugal participa pela 26.ª vez no Campeonato do Mundo Individual, competição na qual apresenta como melhores resultados em singulares a disputa da ronda de 32 (Tiago Apolónia em Yokohama 2009), em pares a presença na ronda de 16 (André Silva e Marcos Freitas em Yokohama 2009) e em pares mistos o apuramento para a ronda de 16 (Luís Choi e Emília Tong em Praga 1963).
O vice-presidente federativo para as Seleções Nacionais, Tiago Viegas, afirma que “Portugal estará representado por um lote de atletas e treinadores que nos garante uma participação que dignificará o nosso ténis de mesa ao mais alto nível. A ambição, talento e capacidade de trabalho deste grupo criam-nos a expectativa de melhorar a prestação lusa de competição para competição.”
O responsável acrescentou que “na prova feminina, a meta será ultrapassar a fase de grupos, lutando por uma posição no Mapa Final. Na competição masculina, o objetivo passa por colocar atletas nos dezasseis-avos-de-final. No último Mundial, em Roterdão, nesta ronda, dos 32 atletas somente onze eram europeus, o que atesta a dificuldade em atingir esta fase da prova.”
Tiago Viegas terminou frisando que “ao longo da fase de qualificação para o Campeonato da Europa, tem sido evidente a importância do apoio do público para a Seleção Nacional, constituindo uma enorme ajuda para que sejam superadas as dificuldades. Em Paris, desejamos o apoio de todos os portugueses, empurrando os nossos atletas para um grande Mundial. Queremos ver bandeiras portuguesas no POPB-Bercy!”.

Dossier de Imprensa:

Dossier Imprensa Paris 2013