Mundial de Equipas começa amanhã em Tóquio

Portugal começa amanhã em Tóquio a participação no Campeonato do Mundo de Equipas que vai decorrer até dia 5 de maio.

A Seleção masculina, que disputa a 1.ª Divisão (Championship Division), joga amanhã coma Hungria, às 16h30 locais (08h30 em Portugal continental), enquanto a equipa feminina tem como adversário a Turquia, em partida que tem início às 19h30 locais (11h30).

A formação masculina está integrada no Grupo C, juntamente com o Japão, França, Grécia, Roménia e Hungria. A equipa feminina disputa a 2.ª Divisão e faz parte do Grupo G, com a Índia, Itália, Turquia, Nigéria e Bulgária. 

A Seleção Nacional masculina é composta por André́ Silva (GD Toledos), Diogo Carvalho (Arteal TM – Espanha), João Monteiro (UMMC Verkhnaya – Rússia), Marcos Freitas (AS Pontoise Cergy – França) e Tiago Apolónia (FC Saarbrucken – Alemanha).

Na prova feminina, as atletas convocadas são Ana Neves (Saint Pierraise – França), Leila Oliveira (GDCP Madalena) e Rita Fins (CTM Mirandela).

A comitiva, chefiada pelo vice-presidente da FPTM, Tiago Viegas, integra os treinadores Pedro Rufino e António Jorge Fernandes e o fisioterapeuta Rui Drumond. 

O vice-presidente para as Seleções Nacionais, Tiago Viegas, considera que “o Campeonato do Mundo de Equipas é uma prova muito longa e que exige aos atletas um enorme esforço físico e mental. As expectativas em relação às nossas Seleções são distintas. Nos femininos, o objectivo é o de atingir uma classificação dentro das 40 primeiras classificadas, de forma a garantir a manutenção na Segunda Divisão. Por outro lado, sendo a equipa bastante jovem, pretende-se que as atletas continuem a evoluir no panorama internacional, constituindo esta competição uma importante etapa. Nos Masculinos, o primeiro objectivo é ganhar o grupo C, garantindo um lugar nos quartos de final. Jogando ao seu melhor nível, Portugal pode bater qualquer equipa do mundo. É importante que o foco esteja no primeiro jogo diante da Hungria, segunda-feira.”

 

Dossier de Imprensa

Site da ITTF

Site da Organização