Monteiro e Apolónia nas meias-finais do World Tour Grand Finals

João Monteiro e Tiago Apolónia garantiram a conquista da medalha de bronze na variante de Pares do GAC Group 2015 ITTF World Tour Grand Finals, competição que está a decorrer no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Os dois jogadores derrotaram os sul-coreanos Sangeun Jeong e Sangsu Lee por 4-1 (11-7, 8-11, 14-12, 11-8 e 11-7) e estão nas meias-finais, fase em que têm como adversários Hung-Chieh Chiang e Sheng-Sheng Huang, representantes da China Taipé. O encontro realiza-se no sábado, a partir das 12h15.

Os restantes atletas portugueses foram eliminados. Marcos Freitas e o croata Andrej Gacina não conseguiram superar os japoneses Masataka Morizono e Yuya Oshima, numa partida muito disputada. O resultado de 3-4 e os parciais de 7-11,10-12, 13-11, 11-8, 9-11, 11-6 e 4-11 revelam a competitividade do encontro.

Jieni Shao e Fu Yu nunca conseguiram dar réplica às sul-coreanas Jihee Jeon / Haeun Yang, perdendo por 0-4 (9-11, 6-11, 11-13 e 9-11).

No escalão Sub21, Shao Jeni e João Geraldo foram eliminados na fase de qualificação.

Na 1.ª jornada, Shao Jeni não conseguiu ultrapassar a atleta de Singapura, Ye Lin, perdendo por 1-4 (11-4, 8-11, 1-11, 7-11 e 9-11). Na 2.ª jornada venceu a romena Bernadette Zocs por 4-1 (11-8, 13-11, 10-12, 11-8 e 11-8) e adiou a decisão da qualificação para a última ronda. No encontro decisivo, contudo, perdeu com a japonesa Yui  Hamamoto por 1-4 (11-7, 7-11, 14-16, 12-14 e 13-15) e foi eliminada.

João Geraldo foi batido por 1-4 (7-11, 9-11, 11-7, 2-11 e 7- 11) pelo japonês Yuya Oshima na 1.ª jornada e na 2.º perdeu com o francês Benjamin  Brossier por 2-4 (9-11, 11-8, 9-11, 11-8, 9-11 e 3-11). Para passar às meias-finais, o atleta luso precisava de vencer o sul-coreano Woojin Jang por 4-1 e que o francês perdesse o encontro com o representante do Japão, por isso a vitória por 4-2 (17-15, 8-11, 11-8, 11-9, 4-11 e 11-6) não foi suficiente para a qualificação. 

Amanhã realiza-se a primeira ronda de Singulares, e Marcos Freitas tem como adversário Ma Long, jogador chinês que ocupa o lugar de n.º 1 do Mundo e é o campeão mundial em título. O encontro tem início às 20h45.

Fu Yu também vai defrontar a campeã mundial, a chinesa Ding Ningm, em partida que começa às 20h00.

João Monteiro: “Estamos nos quatro primeiros”

João Monteiro considera que apesar de terem alcançado uma vitória por 4-1, “foi um jogo bastante difícil. O terceiro set foi importante, porque eles estiveram sempre à frente e nós conseguimos no fim dar a volta e a partir dai conseguimos explanar melhor o nosso ténis de mesa e fomos uns justos vencedores.”

O jogador acrescentou que “eu e o Tiago já jogamos Pares há muito tempo e não é a primeira vez que fazemos um bom resultado a nível internacional. a partir daqui estamos nos quatro primeiros, sabemos que temos hipótese de vencer a próxima dupla e vamos preparar o próximo jogo.” 

Tiago Apolónia: “Acabar o dia com esta vitória é bom para a Seleção”

Tiago Apolónia afirmou que “acabar o dia com esta vitória é bom para a nossa Seleção e é bom para Portugal. Temos um dia para descansar e para preparar o jogo de sábado. O jogo seguinte é sempre o mais complicado, nunca defrontámos o par de sábado mas vamos ter tempo para preparar o jogo da melhor maneira.”  

Marcos Freitas: “Espero que o publico amanhã venha”

Marcos Freitas considera que a derrota frente à dupla japonesa foi motivada por um mau início na partida. “Começámos muito mal e perdemos os dois primeiros sets. Especialmente no 2.º set, em que estivemos a ganhar por 10-8 e cometemos um ou dois erros tácticos. Estar a perder por 2-0 com um dos melhores pares do mundo não é fácil. Mesmo assim conseguimos reagir, fizemos o 2-2, estivemos por cima no jogo e estivemos perto de fazer o 3-2. Infelizmente não fizemos, e acho que esse foi o maior erro, não fazermos esse set, porque no jogo a seguir fomos muito melhores. No último set entrámos mal outra vez.”

O facto de já ter realizado um jogo e de o adversário de manhã da partida de Singulares ainda não se ter estreado no piso de Odivelas é desvalorizado: “Eu já fiz um jogo, ele não fez nenhum, mas estamos a falar de uma pequena vantagem. Trata-se do Ma Long, do melhor jogador do mundo, que perde uns três jogos num ano, contando com a liga chinesa, mundiais e circuitos pro-tour. É um jogador que está habituado a entrar frio e a ganhar na mesma, por isso não é por aí que se vai decidir o jogo. Vai ser muito difícil, estou concentrado em entrar bem, porque entrando mal com um jogador como ele não há hipótese. “

Marcos Freitas espera que o pública compareça no Pavilhão Multiusos de Odivelas. “Espero que o publico amanhã venha ao pavilhão. Estamos a falar de jogos muito atrativos, acho que é importante não só virem apoiar os jogadores portugueses como é uma boa oportunidade para ver os melhores jogadores mundiais.”

Fu Yu: “Nunca conseguimos impor o nosso jogo”

A jogadora adiantou que no encontro de pares, “as nossas adversários são mais rápidas, fazem muitas trocas de bola na mesa e nós nunca conseguimos impor o nosso jogo.” 

Em relação ao jogo de Singulares, Fu Yu garante que “vou dar o meu melhor frente à n.º 1 do mundo.”

Shao Jeni: “Estava muito nervosa no último jogo”

Estava muito nervosa no último jogo, por estar a jogar em Lisboa e por ser um jogo muito importante. Se tivesse ganho ficava em 2.º lugar no grupo e passava às meias-finais. Mas estou contente por ter tido a oportunidade de jogar com as melhores do mundo, porque aprendi e evolui.

João Geraldo: “Faltou concentração”

O jogador que atua na Alemanha considera que a eliminação ficou decidida no segundo encontro, com o francês Benjamin  Brossier. “A minha prestação no jogo com o francês podia ter sido melhor. Senti que fui o melhor jogador na mesa e o que faltou foi concentração nos momentos finais. Acabei por cometer erros que não se podem cometer e isso custou-me o apuramento para as meias-finais.” 

Para Geraldo, a experiência foi uma aprendizagem: “Jogar contra jogadores deste nível, principalmente num só dia, é uma experiência que nunca tinha tido. É a primeira vez que participo num torneio assim, com todos os jogos à melhor de sete e é muito cansativo. “

Na derradeira partida, esteve a ganhar por 3-1, mas acabou por ceder um set. “Preciso de trabalhar a concentração, porque a nível tático, técnico e físico estou no mesmo nível que eles. Estava a ganhar 3-1 e faltou concentração para acabar o jogo ali, para ganhar esse set. Olhava também muitas vezes para a mesa do lado porque para eu passar precisava que o japonês ganhasse. O jogo ainda estava a decorrer, estava equilibrado, e eu estava sempre a olhar e acabava por me desconcentrar. E isso não pode acontecer. São coisas que preciso de aprender para não voltar a acontecer.” 

Site da Prova

http://ittf.com/competitions/competitions2.asp?Competition_ID=2601&category=pt