Melhor Mundial de sempre!

Marcos Freitas conseguiu hoje apurar-se para os oitavos-de-final do 52.º Campeonato do Mundo Individual que está a decorrer em Paris e que é o melhor participação portuguesa de sempre num Mundial.
Depois de Tiago Apolónia e João Monteiro terem igualado o melhor resultado alguma vez obtido, hoje Marcos Freitas garantiu um facto insólito para a Seleção Nacional: alcançar os oitavos-de-final por duas vezes na mesma edição do Mundial!
Nas 26 participações em Campeonatos do Mundo Individuais, Portugal tinha como melhor resultado em Singulares a disputa da ronda de 32 (Tiago Apolónia em Yokohama 2009), em Pares a presença na ronda de 16 (André Silva e Marcos Freitas em Yokohama 2009) e em Pares Mistos o apuramento para a ronda de 16 (Luís Choi e Emília Tong em Praga 1963).
O jogador madeirense eliminou hoje nos dezasseis-avos-de-final o japonês Kazuhiro Chan, número 41 do mundo, ao vencer por 4-1 (5-11, 11-9-, 11-7, 11-6 e 11-5). Marcos Freitas só perdeu o primeiro set e depois dominou por completo a partida. Amanhã, o olímpico português, n.º 23 do Mundo, vai defrontar o chinês Xin Xu, número 1, que hoje eliminou Tiago Apolónia. A partida tem início às 18h45 (hora de Portugal continental) e tem transmissão em direto no site da Federação Internacional (ITTF).
Tiago Apolónia, que ocupa a 44.ª posição no ranking mundial, não conseguiu contrariar a superioridade do chinês Xin Xu, atual número 1 do ranking mundial e campeão do mundo em título em Pares Masculinos, perdendo por 0-4 (8-11, 0-11, 8-11 e 7-11).
A dupla constituída por Tiago Apolónia e João Monteiro foi eliminada nos oitavos-de-final em Pares, pelos chineses Shuai Hao (n.º 12) / Lin Ma (n.º 8). Os portugueses conseguiram dar réplica, tendo empatado por duas vezes o jogo e só perderam no sexto set por 10-12. O resultado ficou em 2-4, com os parciais de 3.11, 11-7, 7-11, 11-6, 2-11 e 10-12. Lin Ma é o único jogador no mundo que tem medalhas de ouro nas três provas olímpicas – Pares Masculinos (2004), Singulares e Equipa (2008). 

João Monteiro: “Queria ter ido mais longe”

João Monteiro considera que “o balanço que faço neste Mundial é positivo, porque chegámos aos oitavos-de-final em Pares, o que é muito bom. Mas queria ter ido mais longe, principalmente em Singulares. Fui eliminado por chineses nas duas competições e lutei de igual para igual com eles. Tive algum azar no sorteio, porque estão aqui sete chineses e joguei com três….”
O jogador acrescentou que “tive alguns problemas nas costas, o que me limitou, sobretudo na parte final da época. Tentei fazer o melhor possível, vim para aqui em boa forma, mas tive azar nos sorteios.”
João Monteiro terminou afirmando que “vou continuar a trabalhar, porque há sempre novos objetivos para conquistar.”

Dossier Imprensa Paris 2013

Site da ITFF sobre o Mundial