Juniores e Cadetes competem no Open da República Checa

As Seleções Nacionais de Juniores e Cadetes, compostas por oito jogadores (cinco femininos e três masculinos) começam hoje a disputar o Open da República Checa, em Hodonin, competição que pontua para o ranking mundial.
Portugal está representado por jogadores dos escalões de juniores masculinos, juniores femininos e cadetes femininos, treinados respetivamente por Francisco Santos (Juncal), Pedro Cruz (Guilhabreu) e Marco Rodrigues (Sporting). O Open conta com a participação de 158 jogadores e 129 jogadoras, em representação de 29 países da Ásia, Europa, América Latina e Oceânia.
Em juniores masculinos, a Seleção é formada por João Geraldo (Mirandela), Diogo Chen (Sporting) e Jorge Costa (Guilhabreu). As juniores femininas convocadas são Rita Fins (Mirandela), Joana Mota (São Cosme) e Patrícia Maciel (Juncal). Em cadetes femininos, Portugal está representado por Raquel Andrade (Juncal) e Rita Varejão (Mirandela).
As competições individuais e de pares começam hoje. As competições individuais iniciam-se com uma fase de grupos em que são apurados para o mapa final os dois primeiros de cada grupo. Jorge Costa está integrado no Grupo 8, com o romeno Adrian Costea o eslovaco Juraj Zatko e o checo Jakub Nemecek. João Geraldo (2.º cabeça de série do torneio) e Diogo Chen (13.º) já estão diretamente apurados para o mapa final.
Em pares, Diogo Chen faz dupla com Jorge Costa e João Geraldo joga com o francês Romain Ruiz.
No sector feminino, as jogadoras do escalão de cadetes também competem na prova júnior, tanto em singulares como pares.
Rita Varejão está incluída no grupo 6, juntamente com Lucia Truksova (Eslováquia), Joanna Kiedrowska (Polónia) e Leticia Nakada (Brasil); Raquel Andrade vai disputar o Grupo 9, com Svetlana Mokhnacheva (Rússia), Karolina Mynarova (República Checa) e Dalma Fuderer (Hungria); Rita Fins compete no Grupo 10, que engloba a inglesa Tin-Tin Ho, a brasileira Bruna Takahashi e a austríaca Valerie Tischler; Joana Mota faz parte do Grupo 13, com Viktoria Truzsinszki (Sérvia), Katerina Tomanovska (República Checa) e Lizaveta Tsikhanava (Bielorrússia); Patrícia Maciel joga no Grupo 17, do qual fazem ainda parte a francesa Chloe Martial, a eslovena Nina Zupancic e a eslovaca Miriama Krsiakova.
Em pares, Rita Fins joga com Patrícia Maciel, Joana Mota faz dupla com Emina Hadziahmetovic (Bósnia Herzegovina) e Raquel Andrade e Rita Varejão compõem o outro par.
As provas de equipas de todos os escalões só têm início na quinta-feira.