Guimarães no caminho para Tóquio 2020

 

 

 

O Multiusos de Guimarães vai receber de 21 a 25 de abril a prova de Qualificação Olímpica Individual Europeia, na qual Shao Jieni vai lutar pela qualificação para Tóquio 2020.
No evento vão ser disputadas nove vagas para a prova de Singulares dos Jogos Olímpicos (cinco masculinas e quatro femininas). Estão inscritos 38 atletas masculinos e 41 femininos.
A competição vai ser disputada num total de três fases.
Os quatros atletas cabeças de série – masculinos e femininos – ficam diretamente apurados para a fase final.
Os restantes serão distribuídos por 10 grupos, de 3 ou 4 atletas, que irão disputar a primeira fase (dia 21 e manha de dia 22 de abril). Os atletas classificados em 1º e 2.º lugar de cada grupo ficam qualificados para a segunda fase, na qual se juntam aos quatro cabeças de série, perfazendo um total de 24.
A segunda fase (tarde de dia 22, dia 23 e manhã de dia 24) é disputada em sistema de eliminatórias e os dois finalistas masculinos e femininos ficam apurados para Tóquio (o jogo final não se realiza).
Os restantes 22 atletas da segunda fase continuam para a fase 3, também disputada em sistema de eliminatórias. Os dois finalistas ficam apurados para Tóquio (o jogo final não se realiza). Na competição masculina realiza-se um encontro entre atletas que perderam as meias-finais e o vencedor também fica qualificado para Tóquio.
Portugal já garantiu a presença nos Jogos Olímpicos da equipa masculina, o que atribui automaticamente a qualificação de dois atletas masculinos. Fu Yu está apurada por ter vencido a prova de Singulares dos Jogos Europeus de Minsk 2019.

Shao Jieni: “Dar o máximo na prova para me qualificar para os Jogos Olímpicos”
Shao Jieni regressou na semana passada a Portugal, depois de ter estado na China durante o período de confinamento na Europa – março de 2020 a abril de 2021 – e está a continuar a preparação para a prova no Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia.
A atleta tenta assegurar a segunda presença consecutiva no maior evento desportivo mundial e assegura que “treinei sempre com o objetivo de ir aos Jogos. Apesar das limitações provocadas pelo Covid-19 dei sempre o meu melhor nos treinos durante este período e vou dar o máximo na prova para me qualificar para os Jogos Olímpicos.”

Xie Juan: “Apuramento é possível”
A treinadora da Seleção Nacional feminina considera que a preparação de Shao Jieni está “a correr de forma muito positiva. Estamos a treinar no Centro de Alto Rendimento, com atletas de alto nível, o que permite qualidade de treino.”
Xie Juan acredita na qualificação de Shao Jieni: “se ela jogar bem e estiver ao seu nível, tem possibilidades de conseguir o apuramento.”