Fu Yu: “É muito bom ser recebida desta maneira”

Fu Yu, que ontem conquistou a Medalha de Bronze em Singulares no Campeonato da Europa, chegou hoje ao aeroporto de Lisboa, em trânsito para a ilha Terceira, e foi recebida por vários órgãos de Comunicação Social.

A atleta, que reside há 12 anos em Portugal, começou por reconhecer que “não estava à espera de ver aqui tanta gente. É muito bom ser recebida desta maneira.”

Fu Yu admitiu que no Europeu, “não estava à espera de ir tão longe, porque há muitas jogadoras chinesas na Europa naturalizadas por outros países, como eu.” A integração na Seleção Nacional foi “muito boa, adoro a equipa que tenho.”

Os próximos objetivos passam pela presença no circuito Pro Tour e no próximo Europeu, dado que não pode estar presente no Mundial. A Federação Internacional (ITTF) só permite a participação de atletas naturalizados antes dos 21 anos. 

A possibilidade de representar Portugal só surgiu ao fim de 12 anos em Portugal porque “nunca ninguém me convidou antes, como aconteceu agora com esta direção da Federação. Há uns anos já tinha falado uma vez ou duas em representar o país e nunca me deram resposta.”

O presidente da FPTM, Pedro Miguel Moura, considerou que “o que nos deixa satisfeitos é saber que o Ténis de Mesa é uma modalidade reconhecida, é ter trazido também o Ténis de Mesa feminino para as páginas dos jornais. Queremos que este resultado seja um instrumento para cativar e motivar as meninas do país que não conhecem a modalidade a virem jogar este desporto, que é espetacular. Queremos que Portugal se orgulhe do Ténis de Mesa feminino como se orgulha do masculino.”