Europeu individual tem início esta terça-feira

 

O Campeonato da Europa individual vai ter início esta terça-feira, em Varsóvia, na Polónia, com a presença de dez atletas portugueses (cinco masculinos e cinco femininos).
No sector masculino vão competir Diogo Carvalho, João Geraldo, João Monteiro, Marcos Freitas e Tiago Apolónia, numa prova em que participam 106 atletas.
Na competição feminina, que engloba 95 atletas, Fu Yu, Inês Matos, Leila Oliveira, Rita Fins e Shao Jieni são as representantes nacionais.
Os treinadores responsáveis são Kong Guoping, Francisco Santos e Xie Juan, com a equipa médica a ser constituída por Bruno Soares e pela fisioterapeuta Inês Dias. A comitiva é chefiada por Pedro Moura, presidente da FPTM.
Marcos Freitas, João Monteiro, Tiago Apolónia, Fu Yu e Shao Jeni têm entrada direta no mapa final de singulares, enquanto Diogo Carvalho, João Geraldo, Inês Matos, Leila Oliveira e Rita Fins têm de disputar a fase de qualificação.
Em pares masculinos, Portugal vai apresentar as duplas formadas pelos atletas João Monteiro / Tiago Apolónia e Diogo Carvalho / João Geraldo; em femininos vai estar representado por Inês Matos / Rita Fins e Fu Yu / Shao Jieni; e em pares mistos por Diogo Carvalho e Leila Oliveira.
O Selecionador Nacional da equipa masculina, Kong Guoping, não esconde a importância do Europeu, “a primeira competição internacional em que os atletas vão participar desde o início da pandemia e que antecede os Jogos Olímpicos. Temos feito uma boa preparação no Centro de Alto Rendimento, agora só temos de jogar bem”.
Xie Juan, selecionadora feminina, considera que “Fu Yu e Shao Jieni têm possibilidades de conquistar medalhas no Campeonato da Europa. Para a Leila Oliveira, Rita Fins e Inês Matos o primeiro objetivo é passar a fase de grupos e depois tentar, jogo a jogo, chegar o mais longe possível na competição.”

Programa de terça-feira, dia 22

Pares Mistos – Qualificação – Ronda 1
08h00 (hora em Portugal continental): Diogo Carvalho / Leila Oliveira – Peter Hribar / Lara Opeka (SLO)
Singulares Masculinos – Qualificação – Grupo 2 – Ronda 1
08h50: João Geraldo – Gleb Shamruk (BLR)
Singulares Femininos – Qualificação – Grupo 10 – Ronda 1
11h10: Aikaterini Toliou (GRE) – Rita Fins
Singulares Femininos – Qualificação – Grupo 13 – Ronda 1
11h10: Pauline Chasselin (FRA) – Inês Matos
Singulares Femininos – Qualificação – Grupo 18 – Ronda 1
11h45: Leila Oliveira – Foteini Meletie (CYP)
Singulares Masculinos – Qualificação – Grupo 2 – Ronda 2
11h45: João Geraldo – Marios Yiangou (CYP)
Singulares Masculinos – Qualificação – Grupo 19 – Ronda 2
12h55: Andreas Levenko (AUT) – Diogo Carvalho
Singulares Femininos – Qualificação – Grupo 13– Ronda 1
14h40: Leila Oliveira – Christina Kallberg (SWE)
Singulares Masculinos – Qualificação – Grupo 19 – Ronda 3
18h55: Diogo Carvalho – Kristijan Stanojkovski (MKD)
Pares Femininos – Qualificação – Ronda 1
19h30: Mateja Jeger / Andrea Pavlovic (CRO) – Rita Fins / Inês Matos