Europeu de Lisboa é “um momento histórico”

O Campeonato da Europa de Equipas TMS Lisboa 2014 foi hoje apresentado em conferência de imprensa, que contou com a presença do presidente da FPTM, Pedro Miguel Moura, do diretor da competição, Sérgio Castanheira, do vice-presidente para as Seleções Nacionais, Tiago Viegas, dos treinadores Pedro Rufino e António Jorge Fernandes e de todos os elementos das Seleções Nacionais masculina e feminina.

O presidente da FPTM destacou o “momento histórico que é a realização deste torneio em Lisboa, com a participação de 44 países (43 seleções masculinas e 37 femininas).”

No evento, para o qual “estão acreditadas cerca de 800 pessoas, um número extraordinário para uma pequena federação como a nossa. Só jornalistas, serão uma centena, “incluindo os que virão do Japão”, afirmou o responsável federativo, que realçou o contributo de 100 voluntários, “vindos de quatro escolas de gestão de desporto de Lisboa”.

Para Pedro Moura, “podemos fazer algo de engraçado, assim o público do Meo Arena ajude. Espero que este Campeonato deixe marca e rasto para o ténis de mesa nacional”.

O treinador nacional da equipa masculina, Pedro Rufino, está confiante. “O nível dos nossos jogadores permite sonhar com um grande resultado. Chegar à final é um objetivo assumido.”

Para António Jorge Fernandes, treinador da equipa feminina, os objetivos passam por “”manter a equipa na primeira divisão, o que acontece pela primeira vez. Temos uma jogadora em 19.ª do ranking, Fu Yu, o que dá algumas garantias, numa equipa globalmente jovem mas experiente nos escalões jovens”. Para o técnico, a Roménia é o “adversário mais forte e o segundo lugar de qualificação será discutido com a Polónia”.

A equipa masculina é constituída por Diogo Chen (Sporting CP), João Geraldo (TSV Bad Konigshofen, Alemanha), João Monteiro (TTSC UMMC, Rússia), Marcos Freitas (Pontoise-Cergy, França) e Tiago Apolónia (FC Saarbrucken, Alemanha). Como a Federação Europeia só permite a inscrição de cinco jogadores, André́ Silva saiu da lista de pré-convocados. 

A equipa feminina é formada por Ana Cristina Neves (Saint Pierraise, França), Fu Yu (Metz TT, França), Leila Oliveira (CP Madalena), Marta Santos (Ala Nun’Alvares), Patrícia Maciel (GDCS Juncal) e Rita Fins (CTM Mirandela).

A Seleção Nacional masculina vai disputar o Grupo A, o mais forte da competição, que inclui a Seleção campeã em título, a Alemanha, a Áustria e a Hungria, enquanto a formação feminina vai jogar com a Roménia, Polónia e Espanha no Grupo B.