Europeu de Jovens: Seleções já partiram para Ostrava

As Seleções Nacionais de Cadetes e Juniores que vão participar no 56.º Campeonato da Europa de Jovens partiram hoje para Ostrava, na República Checa, onde vão começar a competir a partir de sexta-feira.

A equipa de Juniores Masculinos tem a ambição de lutar pelos primeiros lugares, enquanto a de Cadetes Femininos tenta assegurar a manutenção na 1.ª Divisão europeia e as de Juniores Femininos e Cadetes  Masculinos vai lutar por subir à elite.

Dos 12 jogadores que compõem a equipa, apenas quatro se estreiam em Europeus – José Francisco, Marta Santos, Miguel Pinto e Raquel Martins. Dois jogadores – Diogo Chen e Jorge Costa – já obtiveram medalhas em Europeus. Em Kazan 2011 somaram um total de quatro medalhas (Ouro em pares mistos e Bronze em singulares para Diogo Chen, Bronze em pares masculinos e Equipas para Diogo Chen e Jorge Costa).

Tiago Viegas, vice-presidente da Federação para as Seleções Nacionais, afirmou que “nos últimos dez dias foi realizado um estágio de preparação, elaborado de forma minuciosa pelos nossos técnicos. A entrega dos doze atletas foi total, sendo que os objectivos foram plenamente alcançados, abrindo-nos perspetivas de um grande Campeonato da Europa. Tratando-se de uma prova longa, em que os momentos de competição se sucedem de uma forma vertiginosa e reservada a atletas muito jovens, o equilíbrio mental é fundamental para atingir o sucesso.” 

O dirigente acrescentou que “a comitiva integra atletas com metas distintas, tendo como objectivo comum a dignificação do nome de Portugal. Tão importante como aterrar em Portugal com medalhas ao pescoço, é o sentimento de que os doze eleitos regressam melhores atletas e cada vez mais próximos da integração nas Seleções Nacionais de Seniores.”

Tiago Viegas terminou com “um agradecimento muito especial aos atletas que colaboraram connosco ao longo do estágio – André Silva, António Leite, Ricardo Oliveira e Tiago Apolónia. Em Ostrava, certamente que em cada triunfo haverá um pouco de vós.”

Em juniores masculinos a Seleção Nacional é composta por Diogo Chen, (Sporting CP), João Geraldo (CTM Mirandela) e Jorge Costa (GDCAAA Guilhabreu).

Joana Mota (São Cosme TMC), Patrícia Maciel (GDCS Juncal) e Rita Fins (CTM Mirandela)  são as representantes em juniores femininos. 

A equipa de cadetes masculinos é formada por José Pedro Francisco (Vitória FC), Miguel Pinto (Dragões Valboenses) e Paulo Silva (AR Novelense). 

As representantes nacionais em cadetes femininos são Raquel Andrade (GDCS Juncal), Raquel Martins (NCR Valongo) e Marta Santos (Ala Nun’Alvares).

Os treinadores são Francisco Santos (juniores masculinos), Pedro Cruz (juniores femininos), Hélder Melim (cadetes masculinos) e Marco Rodrigues (cadetes femininos).

Dossier de Imprensa