Europeu de Jovens: João Geraldo conquista duas medalhas de bronze

João Geraldo conquistou duas medalhas de bronze no 56.º Campeonato da Europa de Jovens que termina hoje em Ostrava, na República Checa, nas competições de Singulares e Pares Masculinos.

O internacional português, de 17 anos, perdeu as duas meias-finais, disputadas esta manhã. Em Singulares, foi eliminado pelo francês Enzo Angles, vice-campeão da Europa em Equipas, ao perder por 2-4. 

Em Pares Masculinos. João Geraldo e o parceiro francês Alexandre Robinot não conseguiram ultrapassar a dupla húngara formada por Tamas Lakatos e Adam Szudi.

 

João Geraldo: “Estou muito feliz com as duas medalhas de bronze”

No final de dez dias de competição, João Geraldo fez um balanço do Europeu disputado em Ostrava e começou por dizer que “entrámos muito bem neste europeu. Começámos por ganhar à Áustria e à Polónia, uma equipa muito forte, com um jogador que pode fazer toda a diferença. Acabámos por perder contra a Suécia no jogo que decidia o 1.º lugar do grupo, ainda estivemos com vantagem por 2-0, mas eles foram mais fortes mentalmente e conseguiram dar a volta. Depois, no mapa final, penso que tivemos um pouco de azar no sorteio, visto que jogámos logo com a França nos quartos-de-final, enquanto que outras equipas, que até ficaram em 3.º ou 4.º no grupo conseguiram chegar à medalha sem ter de jogar com essa seleção.”

Na prova de Pares Mistos “fiquei um pouco desapontado porque era o 1.º cabeça-de-série e perdi na segunda ronda, no entanto os nossos adversários provaram que tinham muita qualidade, ao conquistar a medalha de prata”, afirmou o jovem internacional luso.

João Geraldo considerou que “em Pares e Singulares fiz provas muito boas. Consegui duas medalhas de bronze. A prova individual foi particularmente muito boa, porque entre tantos jogadores, chegar aos quatro melhores é fantástico. Mesmo nesta prova tive altos e baixos, mas consegui resolver sempre os problemas que iam aparecendo. Na meia-final joguei contra o n.º 1 do torneio. Senti que não estive ao melhor nível como nos oitavos e quartos-de-final, o meu adversário aproveitou e ganhou. Em Pares, com o francês Alexandre Robinot, tivemos um mapa muito difícil. Antes das meias-finais jogámos contra duplas muito fortes e que já atuam juntas há muito tempo, principalmente os meus colegas de equipa, Diogo e Jorge. Foi um jogo difícil, porque tive de gerir muito as emoções. Tínhamos estado os três a trabalhar em conjunto para um objetivo, e de um momento para o outro estava a ‘lutar’ contra eles. Nos quartos-de-final jogámos contra um par italiano, penso que esse foi o melhor jogo de Pares da prova, em que eu e o Robinot jogámos a um nível muito elevado.” 

Geraldo terminou afirmando que “estou muito feliz com as duas medalhas de bronze que conquistei e espero um dia mais tarde ganhar outras no escalão sénior.”

 

Raquel Andrade: “Estou contente com os resultados obtidos”

A cadete Raquel Andrade, que chegou aos quartos-de-final em Singulares e terminou em 8.º na prova por Equipas, considerou que “na prova de Equipas, atingimos o nosso objetivo de permanecer na 1.ª Divisão europeia. Fomos uma equipa unida e lutadora e que juntamente com os nossos treinadores e colegas de equipa conseguimos fazer uma boa prova, acima das expectativas.”

Na prova de Pares Mistos, com o israelita Matan Simon, “passámos as primeiras três eliminatórias, acabando por perder com os russos por 3/2, num jogo muito bem disputado”, afirmou.

A jogadora portuguesa acrescentou que “na prova de Singulares, estou satisfeita com a minha prestação, após ter atingindo os quartos-de-final, apesar de sentir que podia ter feito melhor resultado com a romena Adina Diaconu.”

Para terminar, Raquel Andrade, adiantou que “estou contente com a competição que fiz e com os resultados obtidos. Agora é continuar a trabalhar, para que na próxima época façamos os mesmos ou melhores resultados.”   

 

Resultados

 

Juniores Singulares Masculinos – Meias-finais

Enzo Angles (FRA) – João Geraldo 4-2  (11/6, 11/9, 4/11, 12/14, 11/9, 11/6)

 

Juniores Pares Masculinos – Meias-finais

Tamas Lakatos (HUN) / Adam Szudi (HUN) – João Geraldo / Alexandre Robinot (FRA) 3-1  (7/11, 12/10, 11/4, 11/8)

Dossier de Imprensa
Resultados em Direto