Euro Lisboa 2014: Portugal no grupo da Alemanha

O sorteio do Campeonato da Europa de Equipas de Ténis de Mesa TMS Lisboa 2014, que se realizou no Hotel Tivoli Oriente, em Lisboa, ditou que a equipa masculina vai disputar o Grupo A, o mais forte da competição, que inclui a Seleção campeã em título, a Alemanha, a Áustria e a Hungria, enquanto a equipa feminina vai jogar com a Roménia, Polónia e Espanha no Grupo B.

A Seleção masculina tem como principal adversária a equipa n.º 1 do ranking europeu, campeã europeia ininterrupta desde 2007 e vice-campeã do mundo. A Alemanha é o único país europeu que tem jogadores no top 10 do ranking mundial, Dimitrij Ovtcharov (nº 4) e Timo Boll (n.º 10). 

A Áustria ficou em 9.º lugar no Europeu de 2013, e tem como melhores jogadores Robert Gardos (n.º 30 ranking mundial), Weixing Chen (n.º 50) e Stefan Fegerl (n.º 52).

A Hungria terminou o último Europeu na 16.ª posição e apresenta como principais referências os jogadores Adam Pattantyus (n.º 86), Daniel Kosiba (n.º 100) e Janos Jakab (n.º 141).

A seleção feminina, que obteve o 16.º posto no Europeu de Schwechat 2013, vai defrontar a Roménia, vice-campeã da Europa e a melhor seleção europeia no Mundial de Tóquio 2014, com o 5.º lugar, que tem como figuras de destaque Elizabeta Samara (n.º 22), Daniela Dodean Monteiro (n.º 43), que é casada com o internacional português João Monteiro, e Bernadette Szocs (n.º 55).

A Polónia foi 8.ª classificada em 2013 e apresenta as atletas Natalia Partyka (n.º 57) Katarzyna Grzybowska (n.º 81) e Kinga Stefanska (n.º 145).
A Espanha foi 10.ª no ano passado e tem como referências as jogadoras Sara Ramirez (n.º 96), Galia Dvorak (n.º 101) e Maria Xiao (n.º 164), que já representou Portugal. 

O sorteio teve a presença do presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Pedro Miguel Moura, do Diretor do Europeu, Sérgio Castanheira, do Competition manager da Federação Europeia, Roman Pleše, do juiz árbitro da prova, Júlio Nepomuceno, e de Ricardo Roberto, o primeiro jogador português a ganhar uma medalha no Campeonato da Europa de Jovens.

O Campeonato da Europa realiza-se de 24 a 28 de setembro no MeoArena, em Lisboa,  com a participação de 43 países (42 equipas masculinas e 37 equipas femininas). 

 

Sorteio