Euro 2012 – João Monteiro nos quartos

João Monteiro garantiu, no início da tarde de hoje, a presença nos Quartos de Final do Campeonato da Europa ao derrotar o sueco Jens Lundqvist por 4-2 (-4 8 8 -10 13 8).

O português entrou mal na partida, perdendo o primeiro set. Para o segundo, uma reacção de campeão colocou João Monteiro na liderança por 2-1. Lundqvist viria a empatar o jogo, depois do atleta luso dispõr de oportunidades para “matar” o encontro. Emoções ao rubro no 5ºset, com João Monteiro a dispôr novamente de oportunidades para fechar o set, algo que viria a acontecer nas diferenças, com jogadas de grande intensidade. No 6ºset, o sueco Lundqvist construiu uma vantagem que se julgou ser confortável. Puro engano! João Monteiro, colocou a sua enorme força mental em jogo, e operou uma recuperação absolutamente incrível, fechado o encontro e carimbando o passaporte para os Quartos de Final. A partir das 16:10 (hora portuguesa), João mede forças com o romeno Adrian Crisan, que na anterior ronda beneficiou da desqualificação do alemão Patrick Baum.

Tiago Apolónia terminou hoje a sua participação com uma derrota diante do alemão Dimitrij Ovtcharov por 4-1 (-9 6 -6 -6 -7). O português nunca conseguiu contrariar o enorme leque de opções do alemão.