Balanço muito positivo do Europeu de Jovens

O vice-presidente para as Seleções Nacionais, Tiago Viegas, faz um balanço “muito positivo” da participação portuguesa no 56.º Campeonato da Europa de Jovens. 

O dirigente começou por analisar a prestação na prova de Equipas: “a formação de cadetes masculinos atingiu o objectivo principal, assegurando a subida à 1.ª Divisão europeia. A forma como os atletas reagiram à derrota com a Roménia foi uma demonstração de grande carácter, vencendo todos os jogos que se seguiram. A equipa de cadetes femininos fez uma prova brilhante, caindo nos quartos-de-final diante da vencedora da competição, a Roménia. As atletas formaram uma verdadeira equipa, aspecto determinante para ultrapassar os vários obstáculos que lhes surgiram. A equipa de juniores femininos obteve a 16.ª posição, sendo uma das seleções mais jovens em competição. Apesar de não ter conquistado o direito a iniciar a competição de 2014 na divisão principal, fica-nos a imagem de uma equipa lutadora e que rubricou exibições de grande nível. As vitórias diante da Eslovénia e da Grécia, equipas mais cotadas e experientes, serve de estímulo para um futuro que se prevê risonho. A equipa de juniores masculinos teve um início absolutamente brilhante, derrotando a Áustria e a Polónia. Falhámos no jogo diante da Suécia, tendo sido “castigados” pelo sorteio que ditou um encontro com a Seleção Pentacampeã Europeia, que perdemos por pequenos detalhes. Embora não tenhamos atingido o objectivo delineado, na minha opinião, devemos valorizar as vitórias brilhantes do Diogo Chen e do João Geraldo diante de Alexandre Robinot (n.º 4 da Europa) e Jakub Dyjas (n.º 3 da Europa), bem como do jogo enorme do Jorge Costa diante do francês Mehdi Bouloussa, com uma derrota tangencial.”

Tiago Viegas comentou seguidamente as competições de pares, nas quais “o destaque vai para a medalha de bronze do João Geraldo, formando dupla com o francês Alexandre Robinot. Na meia-final, houve uma chance para fazer 2-0, o que poderia constituir uma vantagem determinante. A forma unida com que esta dupla disputou a competição desde o seu início deixou antever o sucesso que se veio a verificar. Um ponto negativo nesta competição: o encontro da dupla luso-francesa com o Diogo Chen/Jorge Costa, logo nos oitavos-de-final.”

Para o responsável federativo, na competição individual, “destaque para a medalha de bronze do João Geraldo, numa prova absolutamente fantástica. A forma como deu a volta ao encontro diante do belga Florent Lambiet, depois de estar a perder por 1-3 e em larga desvantagem no sétimo set, foi um dos grandes momentos deste Campeonato da Europa, tendo-se seguido uma vitória diante do francês Mehdi Bouloussa (n.º 6 da Europa) por uns esclarecedores 4-0, numa exibição a roçar a perfeição. Veio a perder com o francês Enzo Angles, que se viria a tornar campeão da Europa. Depois de entrar mal no jogo, o João chegou ao empate a 2-2, tendo oportunidade para se adiantar no marcador. Atendendo ao resultado desnivelado da final, fica a sensação de que o João jogou a ‘verdadeira final’. Igualmente em destaque estiveram Diogo Chen e Raquel Andrade, chegando aos oitavos-de-final. O Diogo foi eliminado pelo croata Tomislav Pucar, que se viria a sagrar vice-campeão da Europa, ao passo que a Raquel Andrade (cadetes femininos) foi derrotada pela romena Adina Diaconu, vencedora da competição. Pelo meio obteve uma grande vitória diante da austríaca Karoline Mischek, n.º 10 da Europa. Marta Santos juntou à brilhante prova de equipas, uma prestação muito positiva na prova individual, tendo sido derrotada pela alemã Jennie Wolf (n.º 13 da Europa) por um tangencial 3-4.”

Tiago Viegas explicou que 2os objetivos para os diferentes atletas eram distintos, sendo que a grande maioria foram atingidos. Desde o primeiro dia de estágio, até ao último dia da competição, a atitude dos jogadores foi irrepreensível. Portugal deixou uma bela imagem do nosso Ténis de Mesa. Os atletas das diferentes classes formaram, juntamente com os técnicos, uma única equipa, um espírito que queremos ver repetido de competição em competição.”

O vice-presidente fez questão de “deixar uma nota para o último campeonato da Europa de Jovens do João Geraldo. Em Ostrava, conseguiu inscrever o seu nome no quadro de honra da competição. Junto dos nossos jogadores e treinadores, pela sua postura dentro e fora da mesa, deixa-nos um óptimo exemplo para todos.”

E terminou com “um agradecimento muito especial aos treinadores presentes e aos atletas que colaboraram no estágio de preparação – André Silva, António Leite, Joana Fins, Ricardo Oliveira e Tiago Apolónia.”

Dossier de Imprensa
Resultados em Direto