Balanço de um Europeu brilhante

Tiago Viegas, vice-presidente para as Seleções Nacionais, e os jogadores medalhados no Campeonato da Europa de Schwechat, Fu Yu, João Monteiro e Tiago Apolónia fazem o balanço da competição que terminou hoje.

 

 

Tiago Viegas: “Futuro do ténis de mesa português está garantido”

 

O vice-presidente para as Seleções Nacionais, Tiago Viegas, fez um balanço do Campeonato da Europa que terminou hoje na cidade austríaca de Schwechat: “O balanço global é muito positivo. O principal objectivo foi conseguido: os atletas voltaram a encher de orgulho todos os Portugueses, deixando uma marca bem forte em Schwechat. Ao longo dos 10 dias de competição viveu-se um verdadeiro espírito de Seleção. A integração da Fu Yu foi absolutamente fantástica!”, afirmou.

“Na competição de equipas”, continuou, “o objectivo para os masculinos passava pela conquista de uma medalha. Falhámos no jogo diante da Grécia, que se apresentou muito bem. A partir de amanhã analisaremos, internamente, os aspectos que poderão ser melhorados para que no próximo Europeu estejamos mais fortes. Nos femininos, o objectivo era a obtenção de um lugar entre os 18 primeiros. A derrota com a Eslováquia deixou-nos a jogar para a 22.ª posição, que viríamos a conquistar com inteiro mérito. A equipa venceu sete partidas e perdeu três, pelo que a classificação não reflete o nível exibido durante a competição.”

O responsável federativo analisou de seguida as provas individuais: “O destaque vai para as medalhas de bronze da Fu YU na prova de singulares, bem como do par Tiago Apolónia / João Monteiro. Fazendo a sua estreia numa competição deste nível, a Fu fez uma prova sempre em crescendo, chegando a um nível de excelência que lhe permitiu atingir a melhor classificação de sempre de um português numa prova de singulares de um  Campeonato da Europa. Em pares masculinos, a dupla portuguesa esteve brilhante, reagindo da melhor maneira a todas as adversidades. Na meia-final, o encontro acabou por ser definido em pequenos detalhes. Quero sublinhar a capacidade de sacrifício do João Monteiro que, apesar de limitado fisicamente, se entregou de corpo e alma a este Campeonato da Europa. Em singulares masculinos, Tiago Apolónia fez uma prova excelente, deixando pelo caminho o alemão Patrick Baum (nº 3 da competição).  Igualmente em destaque esteve o estreante João Geraldo, que conseguiu a entrada no mapa final, superando adversários de grande nível. Marcos Freitas, fazendo dupla com o croata Andrej Gacina, chegou aos quartos-de-fFinal, sendo batidos pelos campeões da Europa em título, os austríacos Gardos e Habesson.”

Tiago Viegas referiu ainda os jogadores mais jovens considerando que “o balanço é positivo. Diogo Chen, Patrícia Maciel, Rita Fins e João Geraldo, este último com vitórias fantásticas, cresceram junto dos mais experientes e cotados jogadores europeus, assegurando que o futuro do ténis de mesa português está garantido.”

 

Fu Yu: “Senti-me em família”

A atleta portuguesa refere que “gostei muito de participar nesta competição, que foi a minha estreia. Gostei muito dos meus colegas de equipa e senti-me em família.”

Fu Yu admitiu que “no início da competição de equipas senti-me mais nervosa, mas depois com o desenrolar da competição fui-me sentindo cada vez melhor. Quero agradecer às pessoas que me ajudaram no processo de naturalização.”

 

Tiago Apolónia: “Alcancei os objectivos”

Tiago Apolónia começou por reconhecer que “a prova de equipas não nos correu da melhor maneira e infelizmente não conseguimos alcançar o principal objectivo, que passava pela conquista de uma medalha.”

Em relação à prova individual, “o balanço é mais positivo. Em ambas as provas, singulares e pares, alcancei os objectivos que tinha delineado antes de começar a competição. Alcançar mais uma medalha para Portugal, neste caso na competição de pares, é algo que me deixa particularmente feliz. Nos singulares, sinto que fiz uma grande prova, vencendo três bons jogos até chegar aos quartos de final, e acabei por ser derrotado pela grande revelação do Europeu. O objectivo foi cumprido e o sonho da medalha esteve muito próximo.”

 

 

João Monteiro “Grandes resultados por parte dos atletas”

O mais experiente dos portugueses presentes na Áustria afirmou que “estes Campeonatos da Europa tiveram grandes resultados por parte dos atletas. No que a mim diz respeito, estou contente pela medalha de bronze em pares. Poderíamos ter ido à final, se tivéssemos ganho o 6.º set, mas o desporto é mesmo assim, quando não aproveitamos as oportunidades que temos acabamos por sofrer.”

João Monteiro acrescentou que “a prova de equipas não nos correu de feição, perdemos com a Grécia, que foi a revelação do torneio, e acabámos no 7.º lugar, que não era aquilo que desejávamos.”

O atleta luso relevou o desejo de que “em 2014, no Campeonato da Europa em Lisboa, possamos ter o apoio do nosso publico e que possamos atingir, novamente, um resultado de excelência, como aconteceu em Gdansk 2011 e Londres 2012.”