A primeira final europeia!

Portugal vai pela primeira vez disputar uma final europeia de Equipas, um marco histórico para o Ténis de Mesa português, alcançado no MeoArena, em Lisboa.

A Seleção Nacional, constituída por Diogo Chen, João Geraldo, João Monteiro, Marcos Freitas e Tiago Apolónia alcançou mais um feito, ao vencer a meia final com a Suécia por 3-1.

O treinador Pedro Rufino efetuou uma troca na ordem dos jogadores, com João Monteiro a ser o primeiro a entrar em campo, frente a Kristian Karlsson. A vitória por 3-1 empolgou o público, que vibrou com o triunfo categórico alcançado por Marcos Freitas frente a Pär Gerell (3-0). Quando já se pensava numa vitória por 3-0, Tiago Apolónia não conseguiu suplantar Jon Persson (2-3).

Marcos Freitas esteve a perder por 0-2 com o colega de equipa no AS Pontoise-Cergy, Kristian Karlsson, mas iniciou uma recuperação épica, que levantou o público  do MeoArena. 

Estava concretizado o sonho de alcançar a final no Campeonato da Europa de Equipas TMS Lisboa 2014!

O adversário da final, marcada para domingo, a partir das 18h00, é a Alemanha, campeã europeia consecutiva desde 2007 e que tem dois jogadores no top 10 mundial, Dimitrij Ovtcharov, n.º 5 do mundo e 1.º da Europa, e Timo Boll, n.º 9 mundial e 2.º europeu.

 

Pedro Rufino: “Estes jogadores merecem uma final”

O treinador nacional confessou que voltou a sofrer muito no banco: “É complicado reagir emocionalmente quando vemos um colega de equipa a um ponto de garantir um resultado histórico. O Marcos demorou um bocadinho a focar-se nas coias que tinha de fazer, mas felizmente recuperou mentalmente a tempo e ajudou Portugal a garantir um resultado histórico. Independentemente do que possa acontecer na final já é um feito histórico. Estes jogadores merecem uma final.”

 

Marcos Freitas: “Somos uma equipa muito forte”

Marcos Freitas começou por afirmar que “é a primeira vez que estamos numa final europeia e logo a jogar em casa, com o nosso público a ver, e é óbvio que estou muito contente. Agora quero descansar, recuperar bem, para amanhã estar a 100 por cento.”

“No inicio desta prova o nosso primeiro objetivo era passar o grupo, porque era um grupo muito forte, mas neste momento já estamos mais à frente, apurados para a final. Somos uma equipa muito forte, não sou apenas eu. O Tiago e o João também têm muita experiência internacional, jogamos todos fora de Portugal há sete ou oito anos”, referiu. 

Estar numa final de um Europeu de Equipas é um “sonho” e a final ser em Portugal é mais que um sonho: “nunca pensei que fosse possível organizar uma prova destas aqui em Portugal. Não queremos desperdiçar esta oportunidade.” 

 

 

Suécia, 1 – Portugal, 3

Kristian Karlsson – João Monteiro 1-3 (7-11, 9-11, 11-6, 17-19)

Pär Gerell – Marcos Freitas 3-0 (6-11, 8-11, 4-11)

Jon Persson– Tiago Apolónia 3-2 (5-11, 13-11, 8-11, 13-11, 13-11)

Kristian Karlsson – Marcos Freitas 2-3 (11-7, 11-8, 5-11, 6-11, 7-11)

 

Resultados