Portugal inicia Mundial esta sexta-feira

O Campeonato do Mundo de equipas Busan 2024 vai ter início esta sexta-feira na Coreia do Sul, com a equipa masculina a estrear-se frente à Roménia a partir das 11h00 (hora em Portugal continental).
A equipa masculina (7.ª do ranking mundial) é cabeça de série do grupo 8, que integra ainda o Egito, Roménia, Irão e Tailândia.
Portugal está representado pelos atletas Marcos Freitas (19.º do ranking), João Geraldo (41.º), Tiago Apolónia (49.º), João Monteiro (94.º)) e Diogo Carvalho.
João Monteiro é o único jogador presente em Busan que disputou todos os Mundiais (individuais e de equipas) desde 2000.
A Roménia tem uma equipa muito jovem, formada pelos atletas Eduard Ionescu (19 anos, 76.º do ranking), que jogou na época passada na equipa portuguesa GDCS Juncal e se sagrou campeão europeu de sub19 em 2023 nas vertentes de singulares, pares masculinos, equipas e vice-campeão em pares mistos e medalha de bronze em singulares no Mundial de 2023; Ovidiu Ionescu (34 anos, 96.º), vice-campeão da Europa em singulares em 2018, vice-campeão do mundo de pares masculinos em 2019 e vice-campeão da Europa em pares mistos em 2022; Andrei Istrate (18 anos, 157.º), campeão da Europa de sub19 em 2023 em equipas e vice-campeão em pares masculinos; Darius Movileanu (18 anos, 158.º), campeão da Europa em sub19 em equipas, pares mistos e pares masculinos; e Iulian Chirita (18 anos, 221.º), campeão da Europa em sub19 em 2023 em equipas e vice-campeão em pares masculinos. A equipa ocupa atualmente a 23.ª posição no ranking mundial.
A equipa feminina estreia-se apenas no sábado, frente à Áustria, partida marcada para as 09h00 (hora em Portugal continental).
Os três primeiros classificados de cada grupo ficam apurados para a segunda fase do Mundial. Os primeiros para os oitavos de final e os 2.º e 3.º para a ronda de 32.
O Mundial é a prova de qualificação das equipas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e são apuradas as equipas que atinjam os quartos de final (8). Os seis campeões continentais já têm garantida a qualificação, no caso masculino a China (Ásia), Austrália (Oceânia), Egito (África), Suécia (Europa), Brasil (América do Sul) e Canadá (América do Norte). No sector feminino, já garantiram a presença a China, Austrália, Egito, Alemanha, Brasil e Estados Unidos. A França, como país organizador, também tem assegurada a participação no maior evento mundial e o 16.º país será o que tiver melhor ranking na lista de março.
Se um dos países que disputar os quartos de final já tiver garantido o seu lugar em Paris, a quota será ocupada pela seleção ainda não qualificada melhor classificada no ranking mundial de março.

Programa de sexta-feira, 16 de fevereiro

Equipas Masculinas – Grupo 6
11h00 (hora em Portugal continental): Portugal – Roménia