Mundial Youth vai começar!

O Campeonato do Mundo Youth vai ter início esta quinta-feira no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia, com a presença dos melhores jogadores mundiais dos escalões Sub15 e Sub19.
A competição tem início com as provas de equipas. No escalão Sub19 masculino, a seleção nacional, formada por David Bessa, Gonçalo Gomes, Silas Monteiro e Tiago Li, é a 12.ª cabeça de série, e vai defrontar a Polónia, que ocupa a 7.ª posição.
Em Sub19 femininos, a equipa constituída por Inês Matos, Inês Gonçalves, Inês Salgado e Patrícia Santos, é 11.ª cabeça de série e tem como adversário os Estados Unidos (8.ª).
A equipa nacional Sub15 masculina é 7.ª cabeça de série e vai apresentar os atletas Bernardo Pinto, Rafael Kong, Rafael Silva e Tiago Abiodun, no encontro dos quartos de final frente à República Checa.
Mariana Costa, Mariana Rodrigues, Mariana Santa Comba e Matilde Pinto constituem a equipa Sub15 (5.ª), que tem como adversário a Índia (2.ª).
A atleta do escalão Sub19, Inês Matos, afirmou que “se o Mundial não fosse em Portugal eu não seria qualificada para o disputar, por isso fiquei muito contente que fosse cá. Vou ter a oportunidade de jogar no Campeonato do Mundo, que é uma das provas mais importantes em que vou marcar presença, a par do Europeu de equipas realizado em Cluj. Vou dar o meu melhor e ver o que acontece. Vou sem pressão nenhuma, por isso pode correr bem”.
Gonçalo Gomes, também do escalão Sub19, afirmou que “é uma prova muito difícil, estão cá os melhores jogadores do mundo e todos os jogos vão ser muito complicados. Na prova de equipas vamos defrontar a Polónia e tentar vencer, para passarmos aos quartos de final, mas não será um encontro fácil. Nas competições de singulares e de pares vou dar o meu máximo em todos os jogos. O facto de o Mundial se realizar em Portugal é uma motivação extra, para dar ainda mais em todos os jogos.”
Para Matilde Pinto, atleta da categoria Sub15, “o Mundial em Portugal torna a prova ainda mais acolhedora. Em termos competitivos, todos os jogos vão ser difíceis. Na prova de equipas vamos jogar com a Índia, que é a 2.ª cabeça de série, por isso vai ser um jogo muito difícil. Em singulares, vou defrontar a norte-americana Emily Tan e acredito que tenho possibilidades de passar à eliminatória seguinte.”
Tiago Abiodun salientou a “possibilidade de jogar com atletas de países que normalmente não defrontamos, o que é positivo e nos permite evoluir. O Mundial é uma grande oportunidade para nós, como jogadores.”

Programa de Quinta-feira, 2 de dezembro
Sub19 Femininos – Oitavos de final
09h00: Portugal – Estados Unidos
Sub19 Masculinos – Oitavos de final
10h45: Portugal – Polónia
Sub15 Masculinos – Quartos de final
13h00: Portugal – República Checa
Sub15 Femininos – Quartos de final
14h45: Portugal – Índia