João Geraldo: “Ainda posso evoluir mais”

João Geraldo (46.º do ranking mundial) encerrou a participação portuguesa no Campeonato do Mundo individual que decorre em Durban, na África do Sul, ao terminar no 9.º lugar, igualando a melhor prestação de sempre de um português num mundial.
O internacional português chegou aos oitavos de final, fase em que foi eliminado pelo chinês Wang Chuqin, n.º 2 do mundo.
Ao longo do Mundial, João Geraldo afastou atletas credenciados, como o germânico Patrick Franziska (17.º do mundo), o inglês Liam Pitchford (23.º) e o mexicano Marcos Madrid (97.º).
João Geraldo considera que “o balanço é muito positivo, chegar à ronda de 16 num mundial é um resultado muito difícil de alcançar, demonstra que estou em forma e num bom momento.”
Para o atleta luso “é difícil de escolher o jogo que mais gostei. Ganhar na negra a dois jogadores muito bem cotados [Patrick Franziska e Liam Pitchford] soube muito bem, é verdade. Mas o jogo com o Wang Chuqin é o que me deixou com vontade de mais e onde senti que ainda posso evoluir mais.”
João Geraldo é atualmente o atleta português com melhor posição no ranking mundial e a prestação em Durban irá permitir-lhe subir mais uns lugares. O jogador acredita que “se continuar com este nível, posso ir melhorando o meu ranking pouco a pouco, mas não penso muito na melhor posição que poderei atingir. Por agora quero continuar a melhorar, consolidar o meu jogo e o ranking será apenas um espelho disso.”

Resultados quinta-feira, 25 de maio

Singulares Masculinos – Oitavos de final
João Geraldo, 0 – Wang Chuqin (CHN), 4 (4-11, 4-11, 4-11, 10-12)