FPTM solidária com a Federação da Ucrânia

A direção da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, no cumprimento de diretrizes emanadas do Comité Olímpico Internacional (COI), Federação Internacional (ITTF) e União Europeia (ETTU) da modalidade, decidiu não aceitar inscrições de atletas de nacionalidade russa e bielorussa em provas internacionais por si organizadas.
Na prova atualmente em curso em Vila Real, o WTT Youth Contender, não está inscrito nenhum atleta destas nacionalidades.
A FPTM aproveita para esclarecer que mantém o consentimento para a participação de atletas russos e bielorussos que já se encontram filiados para a época 2021-2022 nas competições nacionais.
O presidente da FPTM, Pedro Moura, está desde o início da semana em contacto com o seu homólogo ucraniano, Alexander Zatz, manifestando solidariedade no momento penoso que o país atravessa e oferecendo as instalações do Centro de Alto Rendimento em Vila Nova de Gaia a todos os atletas e treinadores da Ucrânia que se encontram em trânsito ou em preparação para provas internacionais em que desejem participar.
Pedro Moura relembrou numa missiva enviada a Zatz que Portugal sempre acolheu cidadãos da Ucrânia e os dois países mantiveram ao longo dos anos relações de proximidade, motivo pelo qual os portugueses têm acompanhado com grande preocupação e apreensão os desenvolvimentos da situação atual.
O Desporto tem sido ao longo dos tempos um fator de união entre os povos e o dirigente da Federação acredita que “sendo solidários e cooperando, seremos capazes de ultrapassar este momento incrivelmente difícil, trabalhando em conjunto para que a paz regresse em breve ao continente Europeu.”