FPTM celebra o Dia Internacional da Mulher

 

A participação das mulheres no desporto moderno tem percorrido um caminho difícil. Desde a primeira organização dos Jogos Olímpicos da era moderna (1896), sem participação feminina (proibida), até aos Jogos Olímpicos de Londres (2012), com uma participação de homens e mulheres mais equilibrada.

O caso específico da participação feminina no Ténis de Mesa em Portugal tem sido acompanhado pelo movimento associativo com interesse especial.

Todos sabemos que a continuidade olímpica da nossa modalidade depende, de entre outros fatores, de uma participação equilibrada entre homens e mulheres, rapazes e raparigas.

Sem esta universalidade o Ténis de Mesa não será uma modalidade forte e com futuro, como todos desejamos, correndo até o risco de perder o estatuto olímpico.

A FPTM foi a primeira federação portuguesa a assinar a declaração de Brighton (em Novembro de 2011) e tem, desde então, promovido junto do movimento associativo uma partilha de informação relativa à evolução da participação dos/as mais jovens e das raparigas/mulheres. Fruto desta análise e partilha tem nascido várias iniciativas com o objetivo de promover o desenvolvimento equilibrado da participação de rapazes e raparigas no Ténis de Mesa.

Uma das mais recentes é o Projeto “O Ténis de Mesa vai à Escola” que encerra o valor da IGUALDADE na sua dinâmica.

A 8 de Dezembro de 2012 a AG extraordinária da FPTM assistiu a mais um momento histórico, com a apreciação, discussão e aprovação por unanimidade da Posição Pública do Seminário Internacional Liderança das Mulheres no Desporto.

Durante os trabalhos do Seminário Internacional Liderança das Mulheres no Desporto foi claramente identificado que as raparigas e mulheres portuguesas, no âmbito da modalidade de Ténis de Mesa, estão sub-representadas, ao nível da prática desportiva na Escola (11,53%), da prática desportiva federada (22,9%), nos lugares de Direção dos órgãos estatutários da FPTM (9,1%), no treino (6,3%) e na arbitragem (23,7%).

A taxa de feminização (44%) da Direção da FPTM é, desde Agosto de 2012, um exemplo de pioneirismo a nível mundial. Os restantes níveis de participação, referentes a atletas, treinadoras e árbitras deve ser motivo de ação para todos/as nós.

Nasce assim mais esta iniciativa do Ténis de Mesa de Portugal, no Dia Internacional da Mulher (8 de Março), que propõe a toda a família mesa-tenista:
• O envio para o Facebook da FPTM  http://www.facebook.com/Federacao.Portuguesa.Tenis.Mesa?fref=ts de fotografias de jogadoras, árbitras, dirigentes ou treinadoras
• O envio para o Facebook da FPTM  http://www.facebook.com/Federacao.Portuguesa.Tenis.Mesa?fref=ts de fotografias genéricas com mensagens de incentivo à prática feminina de Ténis de Mesa
• A divulgação de mensagens da Direção da FPTM e figuras públicas que se queiram associar a esta iniciativa da FPTM
• A divulgação de boas práticas que tenham acontecido ou venham a acontecer nos clubes, escolas, associações relativas ao fomento do aparecimento de novas equipas femininas de Ténis de Mesa
• A reflexão sobre este tema para que surjam novas ideias e ações que fomentem o aparecimento de mais equipas/jogadoras/árbitras/dirigentes

Participa durante o mês de Março! O teu contributo é importante!”

Daniela Costa
Ex-atleta, campeã nacional e internacional A
Atualmente Vice-Presidente da FPTM