Formação na Madeira com cerca de 50 participantes

 

A Associação de Ténis de Mesa da Madeira, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, realizou nos dias 10 e 11 de julho uma formação subordinada ao tema “Preparação Física em Ténis de Mesa – Princípios e fundamentos essenciais”.
A formação foi certificada pelo Instituto Português de Desporto e Juventude, sendo elegível em um crédito, para a renovação da Cédula de Treinador de Ténis de Mesa.
O formador Vítor Gouveia, atleta de Ténis de Mesa do Clube Desportivo 1º de Maio e personal trainer de profissão, abordou a temática num contexto teóricoprático, utilizando a plataforma digital Zoom, em conjunto com um grupo de cerca de meia centena de participantes.
Os representantes, oriundos de muitas associações e clubes do país, puderam analisar a evolução do trabalho físico na modalidade, que utilizada como complemento poderá representar ganhos significativos para os atletas que procuram atingir um alto nível competitivo.
Os conteúdos abordados analisaram as seguintes dimensões:
1. A preparação física e o Ténis de Mesa; 2. A importância do Treino de Força na performance desportiva e no dia-adia dos atletas; 3. O papel do Preparador Físico/ Personal Trainer na prevenção: – de lesões desportivas; – de desequilíbrios musculares.
Na dimensão prática, os atletas Pedro Nunes e Marco Rodrigues (CD 1º de Maio) foram os “modelos” seguidos, desempenhando os exercícios e práticas propostas pelo formador, acrescentando valor à formação para todos os participantes.