Ricardo Roberto apadrinha sorteio do Europeu de Lisboa

 

Ricardo Roberto, o primeiro jogador português a ganhar uma medalha no Campeonato da Europa de Jovens, será o padrinho do sorteio oficial do Campeonato da Europa de Equipas de Ténis de Mesa TMS, que se realiza às 10h00 do dia 24 de agosto, na sala Lapa do Hotel Tivoli Oriente, em Lisboa. 

Na competição, que se realiza de 24 a 28 de setembro no MeoArena, em Lisboa,  vão participar 43 países (42 equipas masculinas e 37 equipas femininas). Do total de países inscritos, 36 federações participam em ambos os eventos. O Chipre, Irlanda, Islândia, Jersey, Letónia e San Marino estão representados apenas pela seleção masculina e o Kosovo só apresenta a equipa feminina. 

Nos campeonatos da 1.ª Divisão (Championship Division) vão jogar 16 equipas. No sector masculino as duas seleções melhor posicionadas no ranking são a Alemanha e a Grécia. Seguem-se a Bielorrússia, Rússia, Suécia, Croácia, Portugal, França, Áustria, Espanha, Itália, Roménia, Polónia, República Checa, Eslováquia e Hungria. 

Na 2.ª Divisão (Challenge Division) também participam 16 equipas: Ucrânia, Eslovênia, Inglaterra, Sérvia, Turquia, Bélgica, Suíça, Dinamarca, Bulgária, Luxemburgo, Estónia, Finlândia, Noruega, Irlanda, Letónia e Chipre. 

Na 3.ª Divisão (Standard Division) estão inscritas as seleções de Israel, Holanda, País de Gales, Montenegro, Azerbaijão, Escócia, Islândia, Malta, San Marino e Jersey. 

A Alemanha lidera a lista no sector feminino da 1.ª Divisão, seguida da Roménia. O ranking continua com a República Checa, Rússia, Hungria, Bielorrússia, Áustria, Polónia, França, Espanha, Suécia, Luxemburgo, Ucrânia, Holanda, Turquia e Portugal. 

Na Challenge Division feminina vão participar a Inglaterra, Croácia, Sérvia, Eslováquia, Itália, Eslovénia, País de Gales, Dinamarca, Grécia, Bulgária, Suíça, Estônia, Finlândia, Noruega, Escócia e Azerbaijão. 

Na 3.ª Divisão estão inscritas as seleções de Israel, Bélgica, Montenegro, Kosovo e Malta.
A classificação no Campeonato da Europa TMS será usada como qualificação para os Jogos Europeus de 2015, que se realizam em Baku (Azerbaijão). Os primeiros 14 classificados da 1.ª Divisão, as equipas vencedoras da 2.ª Divisão e o país anfitrião ficam diretamente apurados para a competição.