“O Ténis de Mesa vai à Escola”: Sete Ações de Formação em 2013/14

No ano lectivo de 2013/14, foram realizadas sete Ações de Formação que abrangeram 180 Professores de Educação Física dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico com conteúdos programáticos da “Iniciação ao Ténis de Mesa”, em Lisboa (2), Porto, Setúbal, Leiria, Tavira e Braga.
“O Ténis de Mesa vai à Escola” é um projeto desenvolvido pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM), com o apoio do gabinete Coordenador do Desporto Escolar.
Pretende ser um guia de trabalho para o docente, cuja utilidade se revelará na forma como as características do Ténis de Mesa se adequam à realidade e aos objectivos da Escola.
Nas fases de iniciação à modalidade, as atividades que propomos são acessíveis às escolas e às crianças que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico, rapazes e raparigas, incluindo as crianças portadoras de deficiências ou incapacidades, mesmo sendo necessárias algumas adaptações. As unidades didáticas sugeridas incluem exercícios com uma forte componente lúdica e de reduzidas exigências técnicas e materiais.
É sugerido aos docentes uma perspectiva multidisciplinar na operacionalização das atividades propostas, a fim de se potencializar o envolvimento das restantes áreas presentes no projeto da Escola, como a Expressão Musical e Plástica.
Numa fase de Ensino-Aprendizagem mais avançada, a partir do 2º ciclo, as unidades didáticas propostas focam o ensino da técnica de base, mantendo a filosofia de proporcionar aos alunos e alunas o conhecimento e os primeiros contactos com as especificidades do Ténis de Mesa e as suas regras.
É propósito deste dossier motivar discentes e docentes e entusiasmá-los durante as aulas, contribuindo para a promoção do Ténis de Mesa no Plano Anual da Escola, através da integração da modalidade na atividade interna e, se possível, com a formação dos denominados Grupos/Equipa, inseridos no Calendário Geral de Provas do Desporto Escolar.