FPTM em destaque na Semana Nacional de Formação do Desporto Escolar

O ténis de mesa e a FPTM estiveram em destaque na sessão de encerramento da Semana de Formação do Desporto Escolar que decorreu hoje em Mafra. Durante o painel dedicado à formação para professores de Educação Física, o presidente da FPTM, Pedro Miguel Moura, explicou a uma larga audicencia formada por professores, quais os passos que tornaram este parceria com a Divisão do Desporto Escolar da Direção Geral da Educação, pioneira na formação de novos treinadores, um sucesso que está a ser clonado por outras Federações. 

Recorde-se que já foram realizadas 18 ações de formação, abrangendo 11 distritos do país, dos quais 5 houve a necessidade de constituir 2 turmas, face à enorme quantidade de candiadtos apresentados. 450 professores já frequentaram estas ações de 25 horas que representam 1 crédito na sua carreira profissional. Estes professores irão agora frequentar uma acção complementar de 15 horas, a fim de completar o Referencial da Formação Específica que dará direito  a obter a qualificação em Grau I de Técnico Profissional de Treinador de Desporto, na modalidade de Ténis de Mesa, credenciado pelo IPDJ.

A ligação muita estreita existente entre a FPTM e Divisão do Desporto Escolar da Direcção Geral de Educação tem proporcionado o estabelecimento de protocolos entre Agrupamentos de Escolas, onde estas acções têm decorrido, e clubes filiados na FPTM situados em zonas contíguas, permitindo a passagem das crianças da fase de iniciação ao Ténis de Mesa desenvolvida nas Actividades Extra- Curriculares para a fase de formação desenvolvida no clube por técnicos grau I e II. 

O planeamento das Acções de Formação tem sido criteriosamente elaborado pelo Coordenador da Formação do D.E., Professor Jorge Rafael em coordenação com o Vice-Presidente da FPTM João Oliveira, em função das necessidades mais prementes constatadas no terreno.