Discurso do Presidente da FPTM de agradecimento ao Presidente da República

Discurso de agradecimento de Pedro Moura ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, por ocasião da condecoração da Seleção Nacional.
 
DISCURSO DE AGRADECIMENTO A SUA EXCELENCIA O SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA, ANÍBAL CAVACO SILVA
 
No passado dia 13 de Março, Sua Excelência o Senhor Presidente da República teve a amabilidade de receber uma delegação da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, onde eu próprio me incluía, com o intuito de lhe apresentar a organização do Campeonato de Europa que se viria a realizar no passado mês de Setembro, permitindo-nos assim dar a conhecer algumas das dificuldades que a Federação enfrenta e que a magnitude do evento em causa nos trazia.

Nesse dia foram recordados os seus tempos de juventude em que, entre outros desportos, praticou, primeiro filiado em clubes do Algarve e mais tarde em clubes de Lisboa, a nossa querida modalidade. O que mais recordo desse momento é a expressão de paixão, e até de alguma emoção que Sua Excelência o Sr. Presidente apresentava enquanto amavelmente partilhava connosco alguns momentos da sua curta carreira de mesa-tenista.

Exmo. Senhor Presidente, muita coisa mudou no ténis de mesa de Portugal desde esses tempos até hoje, mas a paixão mantêm-se como a característica principal dos membros desta comunidade que se dedica de modo único a uma das mais belas modalidades do atual programa Olímpico.
O ténis de mesa é hoje uma das mais praticadas modalidades do mundo, senão mesmo a mais praticada, e Portugal consagra-se como uma das grandes potências europeias e mundiais deste grande desporto.

Neste momento de celebração e reconhecimento publico, o meu pensamento vai para os todos os membros da comunidade mesa-tenista sem exceção, sejam eles atletas, treinadores, árbitros ou dirigentes que com a sua paixão e dedicação continuam a fazer crescer o ténis de mesa de Portugal, não esquecendo a importância que o apoio dos familiares tem no percurso de todos eles. 

Os atletas Marcos Freitas, Tiago Apolónia, João Monteiro, João Geraldo, Diogo Chen e o treinador Pedro Rufino são, neste momento, o expoente máximo do ténis de mesa de Portugal e por isso mesmo os seus grandes representantes e embaixadores. 
A mim cumpre-me a humilde obrigação de em seu e meu próprio nome, representando toda a estrutura diretiva da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, agradecer a comenda com que Sua Excelência tem a amabilidade de nos agraciar, garantindo-lhe simultaneamente que todos iremos continuar a dignificar a camisola da seleção nacional de ténis de mesa, a honrar a nossa bandeira e a elevar bem alto o nome de Portugal.

Bem haja Senhor Presidente.