Centro de Alto Rendimento foi hoje inaugurado

 

O Centro de Alto Rendimento do Ténis de Mesa e do Taekwondo, localizado em Vila Nova de Gaia, foi hoje inaugurado, com as presenças do presidente da FPTM, Pedro Miguel Moura, da presidente da Câmara Municipal de Gaia, Amélia Traça e da presidente da Associação de Taekwondo do Porto,

Marlene Soares.

O Centro de Alto Rendimento inclui um pavilhão para a modalidade de ténis de mesa, com capacidade para 20 mesas em simultâneo numa área de jogo de 970m2 e outro pavilhão para a modalidade de taekwondo com uma área de jogo de 530m2. A obra abarca ainda a remodelação e transformação do pavilhão existente, com uma área de jogo de 2250m2, num pavilhão multiusos para a prática desportiva e eventos desportivos ou de lazer.

O Centro contém uma unidade de restauração e hotelaria, para alojamento de atletas em estágio, com capacidade para acolher de 60 a 80 atletas em simultâneo, que irá ser oportunamente concluída.

Pedro Miguel Moura salientou que a obra representa um “estímulo e enorme alento à modalidade”, permite atingir “níveis de excelência” e “encarar o futuro com elevada crença”. “Num contexto de enormes dificuldades no País, é louvável esta concretização por parte do Município de Gaia. A Federação de Ténis de Mesa está grata à Câmara Municipal de Gaia”, concluiu Pedro Moura. 

“A obra do Centro de Alto Rendimento, enquadra-se numa lógica de cooperação, iniciada em 2009, entre a administração central (através do então Instituto do Desporto) e o Município de Vila Nova de Gaia e resulta igualmente do feliz encontro de vontades desta autarquia com as Federações e Associações Desportivas das modalidades do Ténis de Mesa e do Taekwondo”, segundo explicou a presidente da edilidade, Amélia Traça.

“Este equipamento, vocacionado para a prática de Ténis de Mesa e de Taekwondo, veio preencher uma importante lacuna no que respeitava à ausência, até agora, de um centro de excelência desportiva a nível nacional destinado à prática daquelas modalidades”, afirmou a presidente da Câmara, acrescentando que estas modalidades “estão em franco desenvolvimento no nosso País e que, no caso particular de Gaia, de um forte incremento, nos últimos anos, em resultado do funcionamento da Escola Municipal de Ténis de Mesa”. 

A cerimónia de inauguração do Centro de Alto Rendimento foi assinalada com o descerramento de uma placa alusiva e com uma visita às instalações, contando com a presença de César Oliveira, Presidente da Assembleia Municipal de Gaia, Vereação, Lourenço Pinto, Presidente da Associação de Futebol do Porto, Rosa Mota, atleta olímpica, entre outros convidados.

 

Fotografia: Cortesia José Mota  Castelo Branco