Acesso ao Título Profissional de Treinador de Desporto através da via do RVCC – regime provisório

O Instituto Português do Desporto e da Juventude, na sua Informação Nº 39, expressa que no próximo dia 27 de Fevereiro , vai encerrar o acesso ao TPTD pela RVCC – regime provisório, solução encontrada para prolongar o tempo em que os treinadores com qualificações obtidas no passado através das federações desportivas poderiam solicitar a nova certificação estabelecida pela legislação portuguesa, entretanto, publicada.

 

A partir de 27 de Fevereiro, após um longo período de tempo alargado para este efeito, o acesso ao TPTD passa a ser realizado por uma das seguintes vias:

 

1 – Cursos de Treinadores no quadro do Plano Nacional de Formação de Treinadores

 

2 – Formação académica reconhecida

 

3 – Cursos de treinadores realizados no estrangeiro

 

 

4 – Curso de Treinadores – Grau I – Formação Geral

 

A Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM) vai estabelecer uma parceria com a Gnosies, em articulação com a Confederação de Treinadores de Portugal e com a DLC (Distance Learning Consulting) de forma a que os novos candidatos a treinadores possam frequentar e ser avaliados na componente da Formação Geral (41 horas) no sistema de E-Learning (ensino à distância), permitindo a todos os formandos uma economia de custos (deslocações, alimentação e alojamento) e de tempo de implementação ao nível da sua formação.

 

Por outro lado, a plataforma que vai ser lançada oficialmente através da FPTM permite, ainda, o acesso a ferramentas muito preciosas durante o Estágio final e a um relacionamento mais fácil e prático do estagiário com o seu tutor.

 

Desta forma, a exigência que o Departamento de Formação da FPTM impunha às Associações Distritais (AD) da candidatura de, pelo menos, 15 pessoas à frequência de um curso de treinadores está, por conseguinte, ultrapassada.

 

A partir deste momento, os presidentes das AD’s estão em condições de abrir inscrições para os Cursos de Treinadores – Grau I, informando o Departamento de Formação (DF) – joao.oliveira@fptm.pt -, do interesse de alguns dos seus associados em obterem o Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD) – Grau I.

 

Após a manifestação desse interesse, o DF desencadeará todo o processo burocrático de inscrição e acesso à Plataforma E-Learning, concedendo ao formando uma password e um período de experiência e acomodação para, em seguida, iniciar o curso propriamente dito na componente da Formação Geral por um período a estabelecer com todos os candidatos.

 

A FPTM vai manter o custo da propina para as Formações Geral (41 horas) e Específica (40 horas) em 75€, bem como a do Estágio (75€), esta a liquidar somente aquando do términus das outras formações.

 

Para poderem ter uma ideia deste funcionamento, clique no seguinte link para visualizar o video:

 

http://www.dlc.pt/downloads/formacao_treinadores.mp4