Estágio Paralímpico da ETTU recebeu visita de Chiara Colantoni

O estágio paralímpico para atletas Sub23, que está a decorrer no Bella Italia Village em Lignano Sabbiado e tem a presença do atleta luso Mário Bastardo, recebeu a visita de Chiara Colantoni, presidente da Comissão de Atletas da ETTU.
O estágio6 envolve 26 atletas em cadeira de rodas e em pé, provenientes da Grã-Bretanha, Letónia, Finlândia, Áustria, Portugal, Espanha, Países Baixos e Itália, e é dirigido por Alessandro Arcigli, presidente do Comité Paralímpico da ETTU, coadjuvado pelos técnicos Nikita Vukelja, da Croácia, José Machado (Espanha), Hwang Eunbit (Coreia do Sul) e pelos italianos Nicola Falappa e Massimo Pischiutti.
“Estou muito feliz por ter participado nesta iniciativa, que a ETTU considera muito importante para o crescimento do movimento paralímpico do nosso Continente. Tenho de dar os parabéns ao Alessandro Arcigli e a todos os que contribuíram para este sucesso, pois foi tudo organizado na perfeição. É fundamental incentivar os jovens que entraram no mundo do ténis de mesa, para fazerem o possível para melhorar, e devem ser encontradas soluções para aumentar o número de praticantes, para dar um impulso que nos garanta um incremento da modalidade no futuro. O ambiente é maravilhoso e fiquei realmente impressionada com o empenho dos jovens. Encontrei-os todos muito motivados e felizes por poderem treinar, acompanhados por treinadores de alto nível”, afirmou Chiara Colantoni.
A atleta confessou que “na verdade, eu também joguei com eles e me diverti. Estive seis horas no ginásio e tive a oportunidade de falar com eles e com os técnicos, para obter um feedback que permitisse à ETTU planear os próximos projetos para o desenvolvimento do ténis de mesa paralímpico. Constatou-se que, como atualmente existem poucos atletas jovens, a maioria treina com pessoas fisicamente aptas, embora devessem treinar com colegas que tenham a mesma deficiência que eles. Por isso, estágios como o de Lignano oferecem-lhes momentos preciosos de união e partilha e seria importante que ao longo do ano essas participações aumentassem em número, e fossem talvez também acompanhadas de oportunidades de competição. Levarei estas informações à atenção do Conselho Executivo da ETTU e eles serão discutidos em uma reunião futura.”