Diogo Chen e Olga Chramko campões nacionais de seniores

Olga Chramko (ADC Ponta do Pargo) e Diogo Chen (Sporting CP) sagram-se este domingo campeões nacionais de singulares de seniores, depois de terminado o Campeonato Nacional Individual no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia, competição em que o Sporting conquistou quatro pódios.
Olga Chramko, de 47 anos, alcançou o título pela 4.ª vez, depois dos troféus alcançados em 2016, 2018 e 2020. A jogadora de origem russa venceu por 4-0 na final a sportinguista Patrícia Santos, de 19 anos. Nas meias-finais, Olga Chramko eliminou Júlia Leal (15 anos) com um triunfo por 4-1.
Em masculinos, Diogo Chen, de 28 anos, conquistou o 3.º título nacional (2016, 2020 e 2024), ao vencer na final o colega de equipa Tiago Abiodun por 4-2. O atleta sportinguista já foi campeão nacional em todos os escalões.
Na competição de pares, os novos campeões nacionais masculinos são Tiago Abiodun e Rafael Kong (CTM Mirandela), em femininos subiram ao lugar mais alto do pódio Inês Matos (CTM Mirandela) e Matilde Pinto (CTM Mirandela) e em pares mistos venceram Tiago Abiodun e Patrícia Santos.

Olga Chramko: Ténis de mesa é uma parte importante da minha vida”
A nova campeã nacional admitiu que “é preciso resistência, porque são muitos jogos em dois dias. É importante não pensar na idade, se começamos a pensar na idade não dá, porque estão aqui miúdas novas, que jogam bem, subiram o nível e para mim dá gosto jogar contra elas.”
Em relação às adversárias que defrontou na prova de singulares, Olga Chramko considera que foram todas difíceis: “a Raquel Martins, Júlia Leal e Patrícia Santos são muitos experientes e foram jogos muito difíceis.”
Em relação ao ténis de mesa, a atleta afirma que “gosto de ser jogadora, gosto de ser treinadora, gosto de estar na sala a ver os jogos, gosto de ver jogos em vídeo. O ténis de mesa é uma parte importante da minha vida.”

Diogo Chen: Foi um grande espetáculo de ténis de mesa”
O internacional português referiu que “sabia que tinha um grande objetivo, todos viemos para ganhar. Este campeonato teve jogadores de muito bom nível. Fico muito feliz por ter conseguido ganhar aso meus companheiros de equipa na seleção. Já nos conhecemos muito bem, treinamos todos juntos e sabemos o que nos espera. Fico também muito feliz por ter ganho ao Tiago. Já tinha perdido com ele para o Campeonato, mas desta vez vinha mais preparado, sabia o que fazer. Fico também muito feliz por ele, foi um jogo muito, muito bom. Ele tem evoluído muito e acho que foi um grande espetáculo de ténis de mesa.”

Singulares Masculinos
1.º Tiago Abiodun (Sporting CP)
2.º Diogo Chen (Sporting CP)
3.º Diogo Silva (Sporting CP) e André Silva (GDCS Juncal)

Singulares Femininos
1.º Olga Chramko (ADC Ponta do Pargo)
2.º Patrícia Santos (Sporting CP)
3.º Júlia Leal (GDCS Juncal) e Matilde Pinto (CTM Mirandela)

Final Feminina
Olga Chranko, 4 – Patrícia Santos, 0 (11-2, 11-8, 11-3, 11-6)

Final Masculina
Diogo Chen, 4 – Tiago Abiodun, 2 (11-9, 6-11, 13-11, 12-14, 11-9, 11-2)

Resultados totais

Singulares Masculinos (pdf)
Singulares Femininos (pdf)
Pares Masculinos (pdf)
Pares Femininos (pdf)
Pares Mistos (pdf)