Toledos conquista título em Alvalade

A equipa do GD Toledos, da ilha açoriana do Pico, venceu hoje o título de campeão nacional masculino da 1.ª Divisão da época de 2012/13, ao vencer o terceiro jogo do Play-off por 4-2.

O Toledos precisou de quatro horas e meia para conquistar o segundo título da sua história, repetindo o êxito obtido na época de 2010/2011.

Depois da vitória sportinguista ontem por 4-0, o treinador leonino, Chen Shi Shao, manteve a ordem dos jogadores, enquanto Alexandre Gomes alterou a equipa.

O Sporting começou a partida em vantagem, perante uma sala completamente cheia de adeptos entusiastas e que nunca pararam de apoiar a equipa, com André Silva a ser mais forte que Diogo Silva. Mas os açorianos empataram o resultado, com Aruna Akinade  a impor-se frente ao jovem Diogo Chen, de 16 anos, naquela que seria a primeira das três vitórias  do jogador nigeriano. 

Zheng Shun derrotou Vasco Fialho, de 15 anos, por 3-0, e passou a estar em superioridade no marcador. O jogo de pares foi decisivo para o desfecho do encontro. A dupla Zheng Shun /André Silva esteve a vencer por 2-0 e acabou por perder (2-3) frente a Aruna Akinade / Diogo Silva. Com o jogo empatado em 2-2, o nigeriano assegurou a liderança do marcador, com um triunfo por 3-1 frente ao internacional André Silva. 

Zheng Shun e Diogo Silva foram para a sexta partida sabendo que tinham de vencer e o marcador foi alternando, até ao quinto set, quando o jogador dos Açores e capitão da equipa conseguiu a vitória histórica.

No 1.º jogo, realizado no Pico, o Toledos venceu por 4-1 e no 2.º, em Alvalade, o Sporting alcançou um triunfo por 4-0.

O jogo teve um espetador especial, o ex-jogador sportinguista João Monteiro, internacional português que se transferiu recentemente do Campeonato alemão para o russo, que esteve acompanhado pela namorada, a romena Daniela Dodean, campeã europeia de pares em 2012.

 

Alexandre Gomes: “Não foi uma surpresa”

O treinador madeirense da equipa do Pico começou por dizer que a conquista do título “não foi uma surpresa. Sabíamos que poderíamos repetir a vitória obtida no Pico. A nossa dúvida era a margem de erro, que era muito curta, e se os nossos atletas iam aguentar a pressão deste jogo.”

Para Alexandre Gomes, “de ontem para hoje a atitude foi completamente diferente, o empenho dos jogadores foi incrível e só por essa razão foi possível nós ganharmos.”

O técnico dedicou a vitória “a todas as pessoas do pico, que me têm apoiado nestes anos todos em que estou lá e especialmente àqueles que acreditaram em mim. E também aos meus amigos, à minha família, e a todas as pessoas que me apoiam no Ténis de Mesa.” 

 

Diogo Silva: “Acreditámos sempre que podíamos ganhar”

O capitão do Toledos referiu que “foi uma vitória muito, muito difícil. Depois de termos estado a perder, conseguimos dar a volta como o fizemos. No jogo de pares depois de estar a perder por 2-0 conseguimos inverter o resultado e agora eu que estive a perder e consegui dar uma volta. Tornou a vitória ainda mais especial.” Vitória que dedicou “à família, que é o mais importante. São quem me apoia todos os dias.”

A derrota de ontem não afetou a equipa, garante: “Nós acreditámos sempre que podíamos ganhar. Sabíamos que era muito difícil, porque estávamos a jogar em casa do adversário, que era o favorito. Sabíamos que tanto eu como o Aruna só podíamos falhar uma vez, se falhássemos duas, como aconteceu ontem, já não tínhamos hipótese nenhuma. Mas tínhamos sempre esperança, porque sabíamos que se estivéssemos ao melhor nível, como eram jogos muito equilibrados, tanto podiam dar para um lado como para o outro. Como se viu.”

 

Chen Shi Shao: “Perdermos o título no jogo realizado no Pico”

O técnico sportinguista considera que “a equipa do Toledos era muito forte no início da época. Quando o jogador chinês saiu, há um mês, ficou mais fraca, mas com o mesmo nível do ano passado. O nível deles agora é igual ao da época passada.“

Chen Shi Shao considera que “perdermos o título no jogo realizado no Pico, não foi hoje.”

 

Sporting CP,  2 – GD Toledos, 4

Local: Edifício Multidesportivo, Estádio alvalade XXI

Árbitros:  Carlos Silva / Edite Pires

Parciais:

André Silva – Diogo Silva 3-1 (7-11, 11-9, 11-8, 11-9)

Diogo Chen – Aruna Akinade  2-3 (11-7, 6-11, 11-5, 8-11, 7-11)

Zheng Shun – Vasco Fialho 3-0 (11-4, 1-7, 11-3)

Zheng Shun /André Silva – Aruna Akinade / Diogo Silva 2-3  (11-6, 11-8, 6-11, 5-11, 6-11)

André Silva – Aruna Akinade   1-3 (12-14, 12-10, 6-11, 9-11)

Zheng Shun – Diogo Silva 2-3 (11-3, 5-11, 11-4, 5-11, 7-11)