Sporting CP domina Taça de Portugal | JOGOS SANTA CASA

 

 

O Sporting Clube de Portugal venceu a edição de 2018-2019 da Taça de Portugal | JOGOS SANTA CASA em masculinos e femininos, ao vencer respetivamente o GDCS Juncal (3-0) e GD Toledos (3-1), nas finais realizadas este domingo no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim.
A equipa masculina eliminou o ADC Ponta do Pargo nas meias-finais (3-1), o CD São Roque | STAG nos quartos de final (3-0) e o CTM Lagos nos oitavos de final (3-0).
Até chegar à final a formação feminina afastou o CTM Mirandela, o ADC Ponta do Pargo e o GDCS Juncal ao vencer todos os jogos por 3-0.
A fase final da competição teve a participação de um total de 29 equipas (16 masculinas e 13 femininas).
Na competição masculina competiram os seis primeiros classificados do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão da época anterior – Sporting CP, CD São Roque/STAG, GDCS Juncal, ADC Ponta do Pargo, GD Toledos e SL Benfica – e os 10 clubes apurados da Fase de Eliminatórias. Os clubes que disputaram as três eliminatórias pertencem à 1.ª Divisão (AR Novelense e CD 1º Maio), 2.ª Divisão de Honra (CTM Mirandela, CTM Oliveirinha, Ala Nun’ Álvares, ACDR D. Carlos I – Top Spin, CTM Lagos e AD Caramanchão) e à 2.ª Divisão (Câmara Lisboa Clube e CTM Campo Ourique).
Na Taça de Portugal feminina participaram o CTM Mirandela, GDCS Juncal, GD Toledos, ADC Ponta do Pargo, Ala Nun’ Álvares, GDCP Madalena, Sporting CP (1.ª Divisão), U Sebastianense FC, RC Vale de Cavala, Barros CTM e Câmara Lisboa Clube (2.ª Divisão) e ACDR D. Carlos I – Top Spin e A.C.R. Mariadeira (Campeonato Distrital).
Em masculinos, o Sporting Clube de Portugal venceu as quatro últimas edições do troféu e soma agora 26 títulos, enquanto a equipa feminina conquistou o troféu pela 13.ª vez, tendo acabado o reinado do CTM Mirandela que venceu a Taça de Portugal nos nove anos anteriores. Desde 1992-1993 que a equipa “leonina” não vencia a Taça.
Antes da cerimónia do pódio foi realizada uma cerimónia de entrega dos Prémios JOGOS SANTA CASA nas categorias “Clube que mais dinamizou o ténis de mesa adaptado”, “Clube que mais dinamizou o ténis de mesa feminino” e “Clube que mais contribuiu para o desenvolvimento da modalidade, através da captação de novos praticantes”.
Os vencedores dos prémios são o Futebol Clube do Porto (ténis de mesa adaptado), Clube de Ténis de Mesa de Mirandela (ténis de mesa feminino) e Sporting Clube de Torres (captação de novos praticantes).

 

Final Masculina
Sporting CP, 3 − GDCS Juncal, 0
Árbitros: Alda Fagundes / Luís Leite
Aruna Quadri, 3 − Andrei Bukin, 0 (11-5, 11-2, 11-6)
Diogo Carvalho, 3 − Mihai Sargu, 2 (11-4, 8-11, 11-2, 11-13, 11-7)
Bode Abiodun / Diogo Carvalho, 3 − David Bessa / Andrei Bukin, 0 (11-2, 11-4, 11-9)

 

Final Feminina
GD Toledos, 1− Sporting CP, 3
Árbitros: Francisco Rocha / António Pacheco
Olga Shishmareva, 2 − Daniela Dodean Monteiro, 3 (11-5, 11-7, 5-11, 5-11, 6-11)
Anita Luís, 0 − Li Fen, 3 (5-11, 5-11, 5-11)
Olga Shishmareva / Olga Chramko, 3 − Zhenqi Barthel Apolónia, 0 (11-7, 12-10, 11-8)
Anita Luís, 0 − Zhenqi Barthel Apolónia, 3 (4-11, 1-11, 5-11)

 

Marco Rodrigues (treinador da equipa feminina)
“É muito bom voltar a ganhar a Taça de Portugal para o Sporting Clube de Portugal, depois de tantos anos de interregno. Tem ainda mais valor porque é importante para o projeto da modalidade no clube e para o desporto feminino em particular dentro do Sporting.
Uma palavra de agradecimento para a direção, pela aposta feita na modalidade.”

 

Miguel Almeida (diretor da modalidade no Sporting CP)
“Estes dois títulos são muito importantes, porque eram um objetivo da seção e do clube, que entra para ganhar em todas as provas em que participa. No caso feminino foi ainda mais importante porque é o primeiro ano em quem, depois de termos estado ausente da 1.ª divisão, regressamos de forma vitoriosa. Estamos a trabalhar para conquistar os restantes títulos até final da época.”

 

Resultados Masculinos Taça de Portugal | JOGOS SANTA CASA
Resultados Femininos Taça de Portugal | JOGOS SANTA CASA