Nacional Individual de Seniores e Infantis: O ano dos jovens

João Geraldo e Rita Fins (seniores) e Ricardo Correia e Raquel São Pedro (infantis) são os novos campeões nacionais de Singulares, títulos alcançados na competição que decorreu este fim de semana no Pavilhão Multiusos de Viseu.

No escalão de seniores João Geraldo (TSV Bad Königshofen, Alemanha) conquistou pela primeira vez na sua carreira o título de campeão nacional de seniores, ao vencer na final Diogo Chen (Sporting CP) por 4-2 (11-4, 8-11, 11-9, 8-11, 12-10 e 11-5). Chen é vice-campeão nacional pelo terceiro ano consecutivo. Geraldo afastou entre outros Diogo Silva (GD Toledos), responsável pela eliminação do campeão do ano passado, Diogo Carvalho (Sporting CP). Diogo Chen foi mais forte que Diogo Pinho (CTM Rivas, Espanha) nas meias-finais, atleta que eliminou o internacional André Silva. No 3.º lugar ficaram Diogo Silva e Diogo Pinho.

A final feminina foi disputada entre duas atletas do CTM Mirandela, Rita Fins (júnior) e Rita Varejão (cadete), sendo a primeira vez que uma jogadora deste escalão disputou uma final de seniores, tanto no sector feminino como masculino. Rita Varejão é, aos 14 anos, a atleta mais jovem de sempre a disputar uma final de Singulares do escalão de seniores. A mais velha venceu por 4-0 (13-11, 11-6, 11-7 e 11-2), o primeiro título de seniores, depois do 2.º lugar alcançado no ano passado. O 3.º posto foi dividido entre Cátia Martins (Ala Nun’Álvares) e Raquel Andrade (GDCS Juncal).

Em Pares, a dupla sportinguista formada por Diogo Chen e Diogo Carvalho arrecadou o troféu máximo, ao bater na final André Silva e Diogo Silva, do GD Toledos, por 3-2 (11-8, 11-2, 12-14, 11-13 e 11-8). O pódio ficou completo com os Pares constituídos por Dinis Cunha e Vítor Gouveia, do SL Benfica, e Jorge Costa e Ivo Silva (GDCAAA Guilhabreu).

Na competição de Pares femininos, a dupla açoriana formada por Patrícia Maciel e Raquel Andrade (GDCS Juncal) sagrou-se campeã nacional frente a Leila Oliveira (GDCP Madalena) e Cátia Martins (Ala Nun’Alvares). A 3.ª posição foi para as duplas Diana Albuquerque / Mariana Gonçalves (São Cosme TMC) e Rita Fins / Joana Fins (CTM Mirandela).

Na competição de Pares Mistos a final teve como intervenientes as duplas compostas por Diogo Silva (GDToledos) / Cátia Martins (Ala Nun’Alvares) e Diogo Chen (Sporting CP) / Patrícia Maciel (GDCS Juncal). Diogo Silva e Cátia Martins conseguiram um triunfo por 3-0 (11-5, 11-9, 12-10). O 3.º lugar foi ocupado por Ricardo Oliveira e Raquel Andrade (GDCS Juncal) e Paulo Silva (AR Novelense) / Marta Santos (Ala Nun’Alvares).

No escalão de infantis, Ricardo Correia (AR Novelense) obteve a medalha de ouro em Singulares, na final frente a João Silva (Ala Nun’Alvares), que venceu por 3-1 (11-9, 11-8, 7-11 e 11-5). Afonso Câmara (1.º de Maio) e  Tomás Ferreira (ACM Madeira) conquistaram a medalha de bronze.

Raquel São Pedro (Top Spin) subiu ao lugar mais alto do pódio, depois de conseguir uma vitória por 3-0 perante Margarida Faria (Sporting C Madeira). Sílvia Santos (CTM Mirandela) e Carolina Rocha (Club Vila Real) terminaram no 3.º posto.

Na prova de Pares masculinos, David Bessa (CA Madalena) e João Silva (Ala Nun’Alvares) conquistaram o título máximo do escalão, ao alcançarem um triunfo por 3-1 perante a dupla formada por Afonso Câmara e Pedro Nunes (CD 1.º Maio). Os pares que alcançaram o 3.º lugar foram Tomás Ferreira (ACM Madeira) / Ricardo Correia (AR Novelense) e Silas Monteiro (CCR Arrabães) / Guilherme Paulo (Top Spin).

Em femininos, o par de Mirandela formado por Sílvia Santos e Maria Barros derrotou a dupla do Sporting constituída por Patrícia Santos e Bruna Marcelino  por 3-2 (11-4, 7-11, 9-11, 11-9, 11-9). A medalha de bronze foi entregue a Inês Matos / Sara Guerreiro (Boa Hora FC) e Inês Gonçalves / Inês Santos (CTM Mirandela).

Ricardo Correia (AR Novelense) / Carolina Rocha (Club Vila Real) e João Silva (Ala Nun’Alvares) / Maria Barros (CTM Mirandela) protagonizam a final de pares mistos de infantis, com os primeiros a vencerem por 3-1 (11-7, 8-11, 11-9 e 11-4). O 3.º lugar foi atribuído a David Bessa (CA Madalena) / Patrícia Santos (Sporting CP) e Silas Monteiro (CCR Arrabães) / Inês Gonçalves (CTM Mirandela).

 

João Geraldo “ Há possibilidade de jogar num clube da 1.ª liga alemã”

João Geraldo juntou o título de seniores aos troféus conquistados nos escalões de formação. Para o jogador que representa um clube alemão há duas épocas, “este título representa o esforço de todos estes anos, principalmente destes dois últimos anos, em que estou a viver na Alemanha. Sabe bem colher o que semeámos.”

O percurso em Viseu não foi fácil: “Tive uma meia final muito difícil, frente ao Diogo Silva, porque já não jogava com ele há bastante tempo. A final com o Diogo Chen também foi muito difícil, mas senti que estava a jogar melhor este ano, em comparação com ano passado. E consegui superar as dificuldades.“

Para João Geraldo, a opção pela Alemanha foi acertada, “evolui bastante, principalmente ao nível do serviço e recepção. Há dois anos era o meu maior problema e agora estou muito melhor.”

Em relação ao futuro, o internacional português considera que “o mais importante é ir jogar para a 1.ª liga, não importa o clube. Também é importante continuar a treinar em Ochsenhausen, onde também treina a equipa principal, que está na 1.ª liga, e onde há uma academia com vários jogadores. O treino lá é o mais importante, mas jogar posso fazê-lo noutro clube qualquer. Ainda não sei que clube vou representar, mas há a possibilidade de representar um clube da 1.ª liga alemã.”

 

Rita Fins: “Conquistar todos os títulos de juniores”

Para a atleta ainda júnior, o título individual “é o culminar do trabalho que tenho feito ao longo do ano e espero que o resto do ano me traga mais títulos. A nível coletivo queremos ganhar a 1.ª divisão nacional de equipas e quero também conquistar todos os títulos de juniores, Singulares, Pares, Pares Mistos e Equipas.” 

 

Resultados