João Monteiro nas meias-finais da Taça da Europa

João Monteiro está qualificado para as meias-finais da Taça da Europa, competição que está a decorrer no Pavilhão Multiusos de Gondomar, e Tiago Apolónia vai disputar as posições 5-8.
João Monteiro venceu o bielorrusso Vladimir Samsonov (n.º 2 da Europa e 8.º do mundo) por 4-0 nos quartos de final, numa partida que dominou do principio ao fim. Nas meias-finais, vai defrontar o russo Alexander Shibaev (11.º / 32.º), atleta que Tiago Apolónia derrotou ontem por 3-2. 
O jogador português (15.º do ranking Europeu / 45.º mundial) afirmou no final do encontro que “tinha pela frente o número 2 Europeu e sabia que estava em boa forma depois de ter vencido o número 1 da Europa. As coisas foram saindo bem desde o início, tive a sorte de estar sempre à frente em todos os sets, o que me deu mais alguma confiança. O Vladimir Samsonov é um ícone da modalidade, mas quando entro no recinto de jogo não penso no valor do adversário, só penso em dar o meu melhor. Se eu estiver em boa forma sei que consigo bater-me com todos os atletas, à exceção dos chineses. No ténis de mesa de um momento para o outro as coisas mudam, ou por uma bola de sorte ou uma perda de concentração durante dez segundos é o suficiente para se perder três pontos. Mas no computo geral estive bastante bem e muito concentrado.”
João Monteiro acrescentou que “era o 15.º designado para esta competição, já cheguei até aqui e amanhã vou tentar vencer o meu adversário, o russo Alexander Shibaev. Já joguei com ele, estivemos dois anos no mesmo clube na Rússia, conhecemo-nos bastante bem e vai ser um jogo bastante difícil. Tenho de estar ao melhor nível para lutar pela vitória. Felizmente que não jogo mais hoje, posso descansar, ainda estou um bocado moído dos 15 sets que disputei ontem.”
Tiago Apolónia (8.º do ranking europeu e 27.º mundial) foi eliminado pelo alemão Dimitrij Ovtcharov (n.º 1 da Europa e 4.º do Mundo), com uma derrota por 0-4. O olímpico luso vai jogar o austríaco Stefan Fegerl (7.º / 23.º) às 21h30 deste sábado.

Resultados

Quartos de final

João Monteiro, 4 – Vladimir Samsonov, 0 (11-6,11-9,11-7,15-13)

Tiago Apolónia, 0 – Dimitrij Ovtcharov, 4 (6-11,7-11,9-11,2-11)

Site da Prova