Curso de Treinadores na Figueira da Foz

 

A Associação de Ténis de Mesa de Coimbra, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa e sob a supervisão do IPDJ, está a realizar um curso para novos treinadores – Grau 1. A formação específica terminou no fim-de-semana passado, na Figueira da Foz (Pavilhão Galamba Marques), e teve como preletor o treinador de nível III Domingos Diniz, do Vitória Futebol Clube.
A iniciativa prende-se com o facto de uma significativa parte dos clubes filiados não terem um treinador licenciado para poder ministrar o ensino-aprendizagem da modalidade aos seus atletas, e, desta forma, ser reconhecido pela FPTM para acompanhar os atletas dos seus clubes a competições do Calendário Distrital e Nacional de Provas.
A estrutura do curso é, sucintamente, composta por duas componentes de formação:
1 – Formação Geral (Abril 2019) – 41 horas – Via E-Learning – Ensino à Distância, em parceria com a Gnosies, Entidade formadora acreditada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude.
2 – Formação Específica (Setembro 2019) – 40 Horas – Formação presencial a realizar em dois ou três fins de semana, no Pavilhão Galamba Marques, Figueira da Foz.
Após a conclusão destas formações, o candidato a treinador efetuará um estágio no seu clube, escola ou outra entidade formadora reconhecida pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM).
3 – Estágio – A realizar durante uma época desportiva com a tutoria de um treinador de grau II ou III, escolhido pelo próprio formando ou aconselhado pelo Departamento Técnico da FPTM.