André Silva e Olga Chramko campeões pela primeira vez

O Campeonato Nacional Individual de Infantis e Seniores terminou hoje no Pavilhão Municipal Eng. Ministro dos Santos, em Mafra, com André Silva (Sporting) e Olga Chramko (Ponta do Pargo) a sagrarem-se campeões nacionais individuais seniores pela primeira vez na sua carreira e a infantil Raquel Martins (Valongo) a conquistar três medalhas de ouro.
Na final masculina, os sportinguistas André Silva e o ainda júnior Diogo Chen, de 16 anos, protagonizaram um duelo empolgante. André Silva, de 23 anos, revelou a maior experiência e venceu por 4-1, com os parciais de 11/5, 11/9, 13/11, 10/12 e 9/11.
Na meia-final, André Silva eliminou o júnior João Geraldo, do Mirandela, ao vencer por 4-0, enquanto Diogo Chen derrotou Diogo Silva (Toledos), numa meia-final emocionante, em que esteve a perder por 3-0 e conseguiu ganhar por 4-3.
André Silva, Diogo Chen e João Geraldo, juntamente com Jorge Costa, vão representar Portugal na 5.ª e última jornada da Qualificação para o Campeonato da Europa de Equipas, frente à Suécia, no dia 12 deste mês. A Seleção já está apurada para os quartos-de-final do Europeu.
Na final de singulares femininos, a jogadora de origem ucraniana Olga Chramko venceu por 4-1 (11/6, 9/11, 11/7, 11/4 e 11/6) a açoriana do Toledos Ana Lúcia Silva, que não conseguiu o terceiro título do dia.
No sector feminino, a infantil Raquel Martins (Valongo) obteve o título nacional de singulares, um dos três que totalizou no Campeonato. Na final disputada com Ana Rita Costa (Juncal), foi mais forte, obtendo um resultado de 3-0 (11/4, 11/0 e 11/5).
O atleta Tiago Li, infantil do São Roque, conquistou o ouro em singluares, ao derrotar Miguel Cunha (Ala Nun’Álvares) por 3-0 (11/7, 11/7 e 11/4).
Na prova de pares masculinos, escalão sénior, a dupla Diogo Silva (Toledos) e Diogo Carvalho (Arteal /Espanha) alcançou o título nacional com um triunfo por 3-0 (11/2, 11/5 e 11/4) frente ao par do Guilhabreu, formado por Jorge Costa e Ivo Silva.
No sector feminino, o par constituído por Ana Lúcia Silva (Toledos) e Olga Chramko (Ponta do Pargo) subiu ao lugar mais alto do pódio ao derrotar na final Cátia Martins (Ala Nun’Álvares) e Ana Torres (Mirandela). O resultado foi de 3-1 (11/2, 6/11, 11/9 e 14/12).
Em pares mistos, escalão de seniores, os jogadores Diogo Silva e Ana Lúcia Silva, do Toledos, somaram o segundo título nacional. Os atletas da equipa açoriana sagraram-se campeões ao vencerem na final Duarte Fernandes (Mirandela) / Olga Chramko (Ponta do Pargo) por 3-0 (11/6, 11/7 e 11/5).
No escalão infantil, pares masculinos, Leonardo Pereira e Daniel Monteiro, ambos do Lourosa, bateram o duo formado por Miguel Cunha (Ala Nun’Álvares) e Ricardo Couto (Novelense) por 3-0 (11/8, 17/15 e 11/9).
A dupla composta por Diana Almeida, do clube Ponta do Pargo e Raquel Martins, do Valongo, obteve o título máximo em pares infantis femininos, com o resultado de 3-0 (11/9, 11/4 e 14/12) na final disputada com Ana Rita Costa e Xenia Bettencourt (Juncal).
Os jogadores infantis José Magalhães (Madalena) e Raquel Martins (Valongo) conquistaram a medalha de ouro com uma vitória por 3-1 (11/7, 11/7, 9/11 e 11/4) perante Tiago Li (São Roque) e Maria Matos (Chaves), na final de pares mistos.
 
André Silva: “Um dos meus grandes objetivos da carreira”
O jogador do Sporting começou por afirmar que “o título de singulares era um dos meus grandes objetivos da carreira. Sempre dei uma grande atenção ao Campeonato Nacional, ganhei nos escalões todos, à exceção dos iniciados, que é o primeiro escalão, em que fiquei em 2.º lugar. Nos outros escalões consegui ganhar sempre a nível individual. Faltava-me este. Há dois anos que perco, com alguma infelicidade, por isso estou extremamente contente.”
André Silva reforçou que “era realmente isto que eu queria. Em Portugal não me falta mais nenhum título nos seniores, agora vou continuar a trabalhar para continuar a subir a nível internacional. E para ganhar mais títulos.”

Olga Chramko: “Não tinha grandes expetativas”
A jogadora que vive na Madeira afirmou que “fiquei contente por ter ganho o título nacional individual e quero agradecer a ajuda do clube e dos colegas.”
Olga Chramko, de 36 anos, revelou que “não tinha grandes expetativas, porque há muitas jogadoras mais novas com bom nível. Joguei cada set, cada partida, e acabei por vencer, o que foi muito bom”.

Resultados Seniores Masculinos
Resultados Seniores Femininos
Resultados Infantis Masculinos
Resultados Infantis Femininos