Balanço do Mundial

O presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa e os treinadores Ricardo Oliveira e Xie Juan fizeram o balanço do Campeonato do Mundo de Chengdu, competição na qual o ténis de mesa português voltou a fazer história.

Pedro Moura, presidente da FPTM
“Esta foi mais uma brilhante participação das seleções nacionais de ténis de mesa numa grande competição internacional, deste vez num Campeonato do Mundo.
Todas as dúvidas e incertezas que rodearam esta prova, assim como as especiais condições em que a mesma se realizou, limitaram a preparação das nossas seleções.
No entanto, este grupo de jogadores e treinadores que representa as seleções nacionais é absolutamente brilhante e de uma qualidade que se torna difícil de adjetivar. O espírito de sacrifício, foco, e a grande ambição com que todos encararam este Campeonato do Mundo resultaram nestas extraordinárias classificações. O objetivo de alcançar uma medalha irá continuar na cabeça de todos, sendo já mais que merecido.
Para que se perceba o impacto destes resultados, Portugal é uma de quatro nações que atingiram simultaneamente os quartos de final da competição feminina e masculina, juntamente com China, Japão e Alemanha. Se dúvidas houvesse ….
Foi dado também aqui o primeiro passo no processo de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que difere bastante do que aconteceu para Tóquio, e em que o Ranking Mundial das seleções terá um papel decisivo. Com estes resultados, consolidamo-nos como candidatados à presença em Paris, numa qualificação que terá o seu momento decisivo no Mundial de 2024, que se irá realizar na cidade de Busan (Coreia do Sul).
A todos os membros da nossa comitiva, que incluía a Dra. Inês Dias e o Dr. Bruno Soares do nosso parceiro Hospital Fernando Pessoa de Gondomar com a sua dedicação e disponibilidade total à recuperação diária dos nossos atletas, aqui fica o meu, e de toda a direção da FPTM, emocionado reconhecimento. Muitos parabéns a todos.”

Xie Juan, treinadora da equipa feminina
“A nossa equipa ficou em 5.º lugar no Campeonato Mundial de Chengdu, o que nos deixa a todos muito felizes. Antes da competição, o nosso objetivo era apenas passar a fase de grupos. Não tivemos vida fácil no grupo. No primeiro jogo perdemos com a China-Taipé, no segundo conseguimos uma vitória muito difícil contra a Suécia, por 3-2, e no terceiro também sentimos muitas dificuldades para vencer a Roménia. Perdemos com elas nos dois Campeonatos Europeus anteriores e esta foi a primeira vez que vencemos a Roménia.
Com todos estes resultados, conseguimos classificar-nos em 2.º lugar no grupo, entrando no top 16. Logo a seguir, defrontámos a equipa de Luxemburgo e alcançámos uma vitória por 3-1, conseguindo assim estar entre as oito melhores equipas do mundo. Nos quartos de final, defrontámos a China e perdemos por 3-0, o que é normal, dado que a equipa de China é muito forte. Contudo, considero que o Mundial correu muito bem, porque estivemos unidas, lutámos em todos os pontos, e temos sempre vontade de ganhar o jogo. Lutamos em todos os encontros para melhorar e irmos sempre mais longe.
Por fim, queremos agradecer a todos que estiveram sempre a apoiar-nos e que nos deram confiança para alcançar este resultado que vai ficar para a história.”

Ricardo Oliveira, treinador da equipa masculina
“O balanço do Mundial é positivo. O facto de termos chegado à ronda das oito melhores equipas do mundo significa que continuamos a ter uma equipa de jogadores que pertence à elite mundial deste desporto. No entanto, temos que olhar para este resultado como fator motivador de continuarmos a trabalhar mais e melhor para tentarmos chegar novamente a estas fases da competição e talvez alcançarmos novo feito para o ténis de mesa português.”