Kong Guoping: “Lutar por todos os pontos”

 

Portugal vai jogar com a Alemanha este domingo (11h30) para os oitavos de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e o treinador da Seleção Nacional, Kong Guoping, faz uma antevisão do encontro.
Kong Guoping lembra que a equipa germânica “já é adversário bem conhecido. Em 2014 ganhámos em Lisboa a final do Campeonato da Europa frente à Alemanha e depois dessa data jogámos três vezes com eles e perdemos os três jogos. Duas vezes em finais no Campeonato da Europa e uma vez nas meias-finais dos Jogos Europeus. Por isso, conhecemos bem o nosso adversário.”
O técnico considera que “a seleção alemã é muito forte e o seu principal atleta, Dimitrij Ovtcharov, está em excelente forma. Ontem conquistou a medalha de bronze na competição de singulares e a equipa tem também outro jogador de topo mundial, Timo Boll. No mês passado sagrou-se campeão da Europa pela oitava vez, no Campeonato da Europa individual realizado em Varsóvia. O terceiro atleta, Patrick Franziska, também tem um excelente nível.”
Kong Guoping acredita que “os meus jogadores vão mostrar boas opções táticas durante o jogo, ter confiança, e lutar por todos os pontos. Vamos dar o máximo ao longo de todo o encontro.”
Portugal é vice-campeão da Europa e 9.ª do ranking mundial. A equipa é constituída pelos atletas Marcos Freitas (24.º ranking mundial), Tiago Apolónia (57.º) e João Monteiro (78.º). João Geraldo é o jogador suplente. Os treinadores são Kong Guoping e Francisco Santos.
A equipa alemã é a atual campeã europeia, vice-campeã mundial e medalha de bronze no Rio 2016. A seleção germânica subiu ao pódio nas três edições dos Jogos Olímpicos em que se realizou a prova de equipas, tendo obtido a medalha de prata em Pequim 2008 e de bronze no Rio 2016 e Londres 2012.
A equipa germânica é formada pelos atletas Dimitrij Ovtcharov (10.º), Timo Boll (11.º) e Patrick Franziska (17.º).